Terremoto atinge Peru e provoca pânico

Tremor de 6,9 graus perto da costa foi sentido na capital, 220 km distante do epicentro; ainda não há informações sobre vítimas

iG São Paulo |

Um forte terremoto de 6,9 graus de magnitude atingiu às 13h54 local (16h54 em Brasília) nesta sexta-feira uma área perto da costa no sul do Peru, de acordo com o Serviço Geológico dos EUA (USGS, na sigla em inglês), mas ainda não há informações sobre danos ou vítimas. Não foi emitido um alerta imediato de tsunami. 

De acordo com o USGS, o abalo sísmico teve epicentro a 50 km de Ica e a quase 35 km de profundidade. Mas, segundo o Instituto Geofísico do Peru, o terremoto foi de 6,7 graus na escala Richter e ocorreu a cerca de 220 km ao sul de Lima, no Oceano Pacífico, a uma profundidade de 40 km.

O abalo foi sentido em várias cidades costeiras e dos Andes, incluindo Lima. O terremoto estremeceu edifícios na capital e causou pânico na população, que durante vários minutos esvaziou escritórios e casas.

Os habitantes de Ica relataram queda de energia elétrica durante um breve período após o terremoto, enquanto as linhas telefônicas caíram nas cidades litorâneas do sul do país, incluindo Lima.

"O epicentro foi perto da costa. Foi sentido em boa parte da serra, como Cuzco, Arequipa e Ayacucho, apesar de ali ter tido menor intensidade", disse o diretor do Instituto Geofísico peruano, Hernán Tavera.

Ruben Vargas, um policial em Ica, disse que as pessoas saíram correndo em pânico de suas casas, mas no momento não parece haver quaisquer danos. Muitos moradores locais permaneciam nas ruas e se recusavam a voltar para suas casas, disse a rádio RPP.

O terremoto desta sexta-feira teve seu epicentro na mesma região onde em 15 de agosto de 2007 ocorreu um forte tremor, de 7,9 graus, que deixou mais de 500 mortos. Até hoje, centenas vivem em abrigos improvisados e esperam pela reconstrução de suas casas em cidades como Ica, Pisco e Chincha.

*Com Reuters, AFP e AP

    Leia tudo sobre: terremoto no peruterremotoperulima

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG