Rick Santorum desiste de disputa eleitoral nos EUA

Saída de pré-candidato da corrida abre caminho para Mitt Romney conquistar favoritismo para nomeação do Partido Republicano

iG São Paulo |

O pré-candidato republicano Rick Santorum desistiu da disputa para concorrer às eleições presidenciais de novembro nos Estados Unidos.

Nesta terça-feira, o republicano começou o anúncio de sua desistência lembrando o "fim de semana difícil" no qual a sua filha Bella, 3 anos, foi hospitalizada por pneumonia. “Fizemos a decisão no fim de semana. Enquanto essa corrida presidencial acabou para mim, nós não terminamos de lutar. Vamos continuar lutando”, declarou.

Saiba mais: Veja o especial iG sobre eleições nos EUA

AP
Rodeado por familiares, Santorum anuncia fim da candidatura à presidência em Gettysburg, na Pensilvânia

Ao ressaltar valores como dignididade, moral e família, Santorum disse ainda acreditar que sua ala do partido ainda tem o melhor projeto para os EUA. "Acreditamos que fornecemos a melhor oportunidade para transformar esse país", disse.

"Às vezes ouvimos 'Esqueça, você não pode ganhar' e nós ganhamos. Não era a minha voz, era voz de vocês”, disse o republicano a eleitores na Pensilvânia. “A voz de vocês pode ser ouvida e milagres podem acontecer. Quero agradecer Deus por tudo isso."

A desistência de Santorum abre caminho para Mitt Romney confirmar seu favoritismo para conseguir a nomeação do Partido Republicano, para concorrer com o presidente americano, Barack Obama, a presidência americana.

A decisão do ex-senador pela Pensilvânia dá fim a incertezas sobre o possível vitorioso para receber a nomeação do Partido Republicano para candidato a presidente, após semanas de intensa disputa por delegados com Romney, ex-governador de Massachusetts.

A saída de Santorum ocorre de Romney consolidar favoritismo ao vencer as primárias de Maryland, Washington D.C. e Wisconsin , em 3 de abril.

Campanha

Diferentemente da campanha bem aparada e com fundos de Romney, Santorum vinha fazendo uma campanha mais apertada, viajando com alguns colaboradores em uma pick up.

Santorum estava atrás de Romney em termos de fundos e número de delegados necessários para conseguir a nomeção do partido. Enquanto Romney conta com 648 delegados, Santorum mantinha 264. Para obter a nomeação do partido, o pré-candidato deve somar pelo menos 1.144 delegados.

Conhecido por seu radicalismo, Santorum é católico e um dos comentaristas políticos do canal de TV conservador Fox News. Aos 53 anos de idade, ele é casado e pai de sete filhos..

O ex-presidente da Câmara Newt Gringrich e o ex-deputado Ron Paul continuam na disputa republicana com Romney.

*Com BBC

    Leia tudo sobre: eleição nos euaeuaobamaromneysantorumdesistênciacampanha

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG