Explosão deixa ao menos 17 mortos em Mianmar

Incidente aconteceu após incêndio em Yagun e deixou ao menos 108 feridos; 16 armazéns e 76 casas ficaram destruídos

iG São Paulo |

Um incêndio seguido por ao menos uma forte explosão atingiram depósitos do governo e casas vizinhas na principal cidade de Mianmar, Yagun, deixando ao menos 17 mortos e 108 feridos na madrugada desta quinta-feira.

AP
Fumaça sobe de armazém no leste de Yangun, que foi atingido por explosão seguida de incêndio
A explosão aconteceu enquanto bombeiros extinguiam o fogo que havia começado por volta das 2h (hora local) num armazém do governo e se alastrou rapidamente por casas ao redor, principalmente as residências feitas de madeira.

Entre os mortos há seis bombeiros, disse uma fonte do Ministério do Interior sob condição de anonimato. Segundo ela, o incêndio e explosão destruíram 16 armazéns, um monastério budista e 76 casas na área de Mingalar Taung Nyunt, no leste de Yagun. Os 108 feridos foram levados ao Hospital Geral de Yangun, segundo uma freira.

"Muitos dos mortos foram atingidos por destroços de paredes que quebraram e pedaços de lajes que foram lançados às ruas por causa da explosão", disse à Associated Press Maung Win, um residente local de 45 anos.

A grande explosão estremeceu toda a cidade, acordando aqueles que dormiam. Uma cratera de 6 metros de largura e de 15 metros de profundidade podia ser vista no local. Fumaça negra saía dos escombros na manhã desta quinta-feira.

Ainda não está claro o que causou o incêndio, mas a fonte do ministério disse que a explosão teve como causa químicos, incluindo amônia e nitrato de potássio, que estavam guardados nos depósitos. De acordo com residentes, o fogo começou em um armazém que guarda produtos eletrônicos e então se espalhou para outras construções.

 Em outras ocasiões, incidentes como esse foram causados por grupos étnicos rebeldes. Na semana passada, uma mulher morreu e outra ficou ferida numa explosão no campus da Universidade de Yangun.

Em novembro, dez pessoas morreram e 27 ficaram feridas por causa da explosão de uma bomba num orfanato em Mytkyina, capital do Estado de Kachin, no norte do país.

*Com EFE e AP

    Leia tudo sobre: mianmarexplosão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG