Papa Bento 16 celebra a Missa do Galo antes de meia-noite

Pela terceira vez, tradicional missa foi antecipada. Medida visa evitar o cansaço do pontífice de 84 anos

EFE |

Reuters
Papa celebra a missa do Galo no Vaticano
Pela terceira vez em sete anos de Pontificado, o papa Bento XVI celebra a tradicional Missa do Galo na Basílica de São Pedro, no Vaticano, às 22h (local, 19h de Brasília), duas horas antes do normal. A medida visa evitar o cansaço de Bento XVI, devido à sua idade, 84 anos, e porque ele terá de estar à frente dos ritos de Natal neste domingo.

Em uma noite chuvosa e fria no Vaticano, o papa celebra a missa na qual a Igreja lembra o nascimento de Jesus. Bento XVI chegou ao templo no papamóvel, o qual já vem utilizando nos últimos meses para se deslocar pela Basílica, evitando esforços físicos. Ele foi recebido com aplausos pelos milhares de fiéis que várias horas antes já enchiam o templo.

O rito começou com um momento de preparação, em silêncio e recolhimento, seguido das calendas, antigo texto que anuncia o nascimento de Cristo, que foi cantado ao princípio da missa, em latim, por um cantor da Capela Sistina.

Leia mais:
Benetton retira foto de beijo entre papa e imã
Papa Bento 16 vai estar no Rio entre 23 e 28 de julho de 2013
Papa é transportado em plataforma móvel para evitar o cansaço

Junto ao altar maior, da Confissão, foi colocado um Menino Jesus e uma estátua de Nossa Senhora de Montserrat, que foi dada pelo ex-presidente João Goulart a Paulo VI quando foi escolhido papa, em 1963.

A estátua é da escola brasileira, do século XVIII, e representa a Virgem de Montserrat pintada em ouro com policromia original e prata dourada.

A Capela Pontifícia Sistina canta em gregoriano e polifonias. A música é a típica do Natal, e serão tocadas peças de Pier Luigi da Palestrina.

    Leia tudo sobre: vaticanoreligiãopapa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG