Conheça os aeroportos mais perigosos do mundo

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Pistas curtas estão encravadas em zonas urbanas ou em meio a cadeias montanhosas

Eles são o terror dos pilotos - e principalmente dos passageiros que têm medo de voar. Nesta lista você conhecerá alguns dos aeroportos mais perigosos do mundo de acordo com a opinião de profissionais da aviação ouvidos pela revista Avion Revue.

Os motivos são variados: pista curta, tráfego intenso, altitudes inimagináveis ou aeródromos encravados em zonas urbanas ou montanhosas que obrigam pilotos a verdadeiros exercícios de física para garantir um pouso tranquilo.

Uma pista, posicionada em 11º lugar, aparece in memoriam: o aeroporto Kai Tak, em Hong Kong, recentemente desativado, mas que proporcionou algumas das manobras de pouso mais espetaculares em meio a prédios e montanhas.


Conheça os aeroportos mais perigosos do mundo - Situado a 2.600m acima do nível do mar e em meio à Cordilheira dos Andes, o aeroporto de Pasto (Colômbia) é um dos de mais difícil acesso. Foto: DivulgaçãoPista de Lukla, cidade no nordeste do Nepal a 2.860 metros de altitude, é uma das mais desafiadoras para os pilotos por estar em meio a montanhas. Foto: DivulgaçãoInclinação, montanhas e neve: os perigos são muitos em Courchevel, estação de esqui encravada nos Alpes franceses. Foto: DivulgaçãoUma pista suspensa sobre o mar é a surpresa do aeroporto da Ilha de Madeira, em Portugal. Foto: DivulgaçãoEm Tegucigalpa (Honduras), além da pista curta os pilotos enfrentam uma região bastante montanhosa. Foto: DivulgaçãoNo Caribe, o aeroporto de Saint-Marteen é atração turística: os aviões pousam a 20 metros da praia numa pista estreita, curta e sem margem para erros ou distrações. Foto: DivulgaçãoAeroporto de Saint-Barth, no Caribe, só comporta pequenas aeronaves e tem margem mínima para erros no pouso e na decolagem. Foto: DivulgaçãoVail, no Colorado (EUA), atrai esquiadores de todo mundo - eles são obrigados a pousar no pequeno aeroporto numa região gelada e acidentada. Foto: DivulgaçãoEm Gibraltar, a pista cruza a única avenida do pequeno território e os aviões, literalmente, param o trânsito. Foto: DivulgaçãoAeroporto de San Diego, na fronteira com o México, é um dos mais movimentados dos EUA mesmo com pista acanhada e estreita. Foto: DivulgaçãoO aeroporto Kai Tak, em Hong Kong, foi desativado, mas as aproximações em meio a prédios e montanhas entraram para a história. Foto: Divulgação


Leia tudo sobre: aviação

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas