A Ucrânia realizou um ataque aéreo a uma praia próxima da cidade de Sebastopol, na península da Crimeia , região anexada pela Rússia , no último final de semana. De acordo com o governo russo, os mísseis deixaram quatro crianças mortas, entre elas duas crianças, além de aproximadamente 100 feridos. Em vídeo repercutido nas redes sociais (veja abaixo), é possível ver dezenas de pessoas fugindo para escapar do ataque.
Até o momento, a Ucrânia não se manifestou sobre o episódio. Já a Rússia, por sua vez, responsabilizou os Estados Unidos . De acordo com o Kremlin, o governo norte-americano forneceu os mísseis ao Exército ucraniano.
Além disso, o Kremlin alega que os militares dos EUA forneceram dados sobre a Crimeia para a Ucrânia. Oficialmente, o Ministério das Relações Exteriores prometeu retaliações aos Estados Unidos, aumentando a tensão;
"Vocês deveriam perguntar aos meus colegas na Europa e, acima de tudo, em Washington, os secretários de imprensa, por que os seus governos estão matando crianças russas", afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em conversa com a imprensa local.
Veja o vídeo abaixo:
Até o momento, o governo russo não especificou sobre quais serão as retaliações cabíveis.
EUA se defendem
O porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, comentou que Washington apenas fornece armas à Ucrânia "para que ela possa defender seu território soberano, incluindo a Crimeia".
Ao mesmo tempo, o porta-voz do Pentágono, major Charlie Dietz, reforçou que a “Ucrânia toma suas próprias decisões sobre alvos e conduz suas próprias operações militares”.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.