Lukas McClish, um americano de 34 anos, foi resgatado após passar dez dias perdido nas montanhas da Califórnia . Ele saiu para uma caminhada de três horas em Santa Cruz em 11 de junho e foi dado como desaparecido quando não compareceu à festa de Dia dos Pais da família, em 16 de junho. Com os marcos históricos destruídos pelos recentes incêndios florestais, McClish se perdeu na vastidão.
Em entrevistas recentes a veículos de imprensa americanos, McClish revelou que sobreviveu bebendo água que coletava usando sua bota, consumindo aproximadamente 3,8 litros por dia. À medida que os dias passavam, ele começou a se alimentar de frutas silvestres encontradas pelo caminho. McClish, que perdeu 4,5 quilos durante o período de isolamento, descreveu sua experiência como uma "dieta de água".
"Eu basicamente estava fazendo a 'dieta de água'. Se você bebe um galão e meio de água por dia, não precisa de comida até que os carboidratos acabem", disse ao The New York Times.
O desaparecimento de McClish mobilizou as autoridades locais, que receberam relatos de pessoas ouvindo chamados de socorro nas montanhas. Ele foi encontrado após uma busca com o uso de drones pelo Gabinete do Xerife de Santa Cruz.
Fotos do reencontro emocionado de McClish com sua família foram divulgadas pela mídia local. Apesar de estar sujo e debilitado, ele não sofreu ferimentos graves.
Em entrevista à ABC News, McClish detalhou os itens que tinha consigo durante a caminhada: "Eu estava apenas com um par de calças, sapatos de caminhada e um chapéu. Tinha uma lanterna e uma ferramenta".
Ele expressou gratidão pelo trabalho dos serviços de resgate e afirmou que não planeja retornar tão cedo para caminhadas na natureza.
"Eu acho que fiz caminhadas suficientes para o resto do ano", destacou.
Veja fotos