O ex-deputado republicano de Long Island, George Santos, que teve seu mandato cassado na última sexta-feira (1º)
, terá sua curta carreira política contada no cinema. Santos, que tem ascendência brasileira, já teve sua história contada em no livro "The Fabulist: The Lying, Hustling, Grifting, Stealing, and Very American Legend of George Santos”, que foi publicado no dia 28 de novembro. A HBO Films comprou os direitos da obra, e irá adaptar aos cinemas.
O Congressista foi expulso após uma série de relatórios de ética, que alegam que ele tenha "roubado descaradamente" os fundos da campanha eleitoral, utilizando para outros fins, como: viagens, hospedagens, procedimentos estéticos, Botox e OnlyFans.
Quem produzirá o filme é Frank Rich, com o roteiro de Mike Makowsky, conhecido pelo trabalho em Bad Education” da HBO. O autor do livro, que será a base do filme, o colunista Mark Chiusano, prestará consultoria para o roteiro, segundo informou o jornal Deadline.
No Twitter/X, o colunista disse: "Não poderia pensar em equipe melhor para isso. Lendas @frankrichny, que trabalhou em alguns dos meus programas favoritos, e @mike_makowsky, cujo BAD EDUCATION é um filme perfeito de Long Island”.
A Variety divulgou uma suposta sinopse do filme: "A história de uma raça local aparentemente menor que encerrou uma batalha pela alma de Long Island e inesperadamente abriu o caminho para o congressista mais famoso (e agora desgraçado) do mundo. A jornada ao estilo Gatsby de um homem vindo do nada que explorou o sistema, travou uma guerra contra a verdade e fraudou um dos distritos mais ricos do país para alcançar seu sonho americano.”.
Até o momento, não há data de lançamento ou elenco para o filme.
Santos enfrenta 23 acusações por suposto desvio de dinheiro e por engano de doadores. Ele foi expulso do Congresso com 311 votos a 114, sendo 105 dado por republicanos. Ele é o sexto membro da Câmara dos Representantes a ser expulso na história dos EUA.
Ele já havia dito anteriormente que não buscaria a reeleição.