Uma aeronave da Força Aére Brasileira (FAB) chegou a Roma, na Itália, na manhã desta terça-feira (17) com purificadores de água e kits de medicamentos que serão destinados à Faixa de Gaza.
O avião, que fará mais uma leva de repatriação de brasileiros , também levou duas psicólogas, um médico, uma enfermeira e uma técnica de enfermagem da FAB para apoiar os brasileiros que voltarão, sobretudo em relação à saúde mental.
"Toda a situação de guerra pode gerar impacto na saúde emocional. É uma situação de crise que pode vir a gerar adoecimentos. Nosso trabalho é oferecer suporte para que a repatriação possa minimizar efeitos disso. É possível que os efeitos sejam sentidos apenas no futuro, por isso é importante esse acompanhamento imediato, inclusive na volta para o Brasil, até para verificar se há necessidade de um acompanhamento posterior", afirma a tenente Jahyne, do Instituto de Psicologia da Aeronáutica.
Dentre os itens que serão enviados para a Faixa de Gaza, o governo brasileiro enviou 35 purificadores de água e dois kits de medicamentos e insumos de saúde, suficientes para atender até 3 mil pessoas ao longo de um mês. Outros cinco purificadores tinham sido enviados anteriormente à Roma.
De Roma, os itens seguirão para o Egito, de onde devem entrar em Gaza por terra quando a ajuda humanitária for liberada. Atualmente, a Faixa de Gaza vive falta de água, alimentos, medicamentos e energia
por conta do cerco total imposto por Israel.
Os 40 purificadores enviados pelo governo brasileiro têm capacidade para tratar mais de 220 mil litros de água por dia. Já os kits de assistência contam com medicamentos e insumos, como anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, luvas e seringas. São 48 itens em cada kit, somando 267 quilos de materiais.