Polônia alerta para aproximação do grupo Wagner
Reprodução/Pixabay
Polônia alerta para aproximação do grupo Wagner


A Polônia enviará pelo menos dois mil soldados para a fronteira com Belarus. A ação dos poloneses, anunciada nesta quarta-feira (9) por fontes ministeriais em Varsóvia, tem o objetivo de conter possíveis travessias ilegais e manter a estabilidade na região.

O envio de mais tropas para a fronteira ocorre pouco depois de Varsóvia acusar Minsk de violar seu espaço aéreo, aumentando as tensões entre os dois países.

Além disso, a Polônia acompanha com preocupação os exercícios militares de Belarus, reforçados pela presença de mercenários do grupo russo Wagner, que foram embora de Moscou após o fracassado motim.


O Ministério das Relações Exteriores polonês chamou a violação de outro "elemento para aumentar a tensão". Já o Ministério da Defesa de Minsk se defendeu ao dizer que as acusações foram "rebuscadas" e inventadas para justificar o aumento de tropas.

A Polônia já teria informado a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre o incidente supostamente ocorrido nas proximidades do corredor de Suwalki, uma região estrategicamente significativa para todos os envolvidos no conflito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!