Ministro de defesa russo, Sergei Shoigu, apareceu na TV após rebelião do grupo Wagner
Reprodução
Ministro de defesa russo, Sergei Shoigu, apareceu na TV após rebelião do grupo Wagner

Na manhã desta segunda-feira (26), o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, fez sua primeira aparição pública após a tentativa de rebelião realizada pelo grupo mercenário conhecido como Wagner. Ele era um dos alvos dos mercenários, que anunciaram a  retirada das tropas e que encerrariam a rebelião contra o comando militar russo um dia após o início do motim, na última sexta (23).

Shoigu apareceu supervisionando tropas russas em território ucraniano, em vídeo divulgado pela televisão estatal russa. O ministro se encontrou com o líder de uma das unidades das tropas russas na Ucrânia, coronel-general Nikiforov, comandante do grupo ocidental.

A reunião entre eles foi divulgada pela Ria , agência de notícias do Kremlin, no Telegram . "O ministro também deu especial atenção à organização do apoio às tropas envolvidas na operação militar especial, e à criação de condições para o destacamento seguro de pessoal", afirmou o comunicado.

Shoigu foi um dos alvos de insatisfação na rebelião do Grupo Wagner. Na ocasião, os paramilitares assumiram o controle do quartel-general militar ao sul da Rússia.

O líder do grupo, Yevgney Prigozhin, acusou o ministro e o chefe do Estado-Maior, Valery Gerasimov, de incompetência e corrupção. Depois, exigiu que eles fossem entregues ao Wagner como forma de garantir que a justiça fosse restaurada.

Nesse sábado (24), o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que houve negociações entre as partes, mediadas pelo governo de Belarus, e um acordo foi alcançado com o grupo. Ele acrescentou que "evitar derramamento de sangue é mais importante do que perseguir alguém criminalmente".

Nenhum dos membros do grupo Wagner que participaram da rebelião será alvo de perseguição criminal. Os mercenários que não aderiram à revolta serão integrados ao Ministério da Defesa russo.

Embora Shoigu tenha sido flagrado pela TV estatal russa, desde confirmação do acordo, Valery Gerasimov não foi mais visto publicamente.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!