Terremoto de magnitude 7,5 deixa 12 feridos e 1.670 desabrigados no Peru
Reprodução
Terremoto de magnitude 7,5 deixa 12 feridos e 1.670 desabrigados no Peru

O terremoto de magnitude 7,5 na escala Ritcher que atingiu o norte do  Peru no último domingo (28) deixou 12 pessoas feridas e 1.670 desabrigadas, conforme o boletim mais recente do Centro Nacional de Operações de Emergência.


O epicentro do fenômeno foi a cerca de 98 quilômetros do município de Santa Maria De Nieva, na província de Condorcanqui, na região amazônica. Tremores foram sentidos também em estados da região Norte do Brasil, como Amazonas e Acre.

Até o momento, autoridades peruanas confirmaram que 13 casas foram destruídas, 305 prédios estão inabitáveis e tem danos irreparáveis e outras 860 casas apresentam rachaduras. Um centro de saúde foi destruído e outros 32 estão danificados. Treze escolas e quinze igrejas também foram afetadas, incluindo a Igreja de La Jalca Grande, na província de Chachapoyas, construída no século XVI e considerada Patrimônio Histórico do Peru.

O presidente Pedro Castillo esteve na região na tarde de domingo e acompanhou a inspeção das áreas afetadas pelo terremoto.


“Não vamos descansar até que a população tenha a segurança de estar em suas casas. Eu me encontro com os ministros no local, gerenciando a reconstrução das áreas mais afetadas", escreveu Castillo nas redes sociais.


Cinco unidades do Exército das regiões de Cajamarca e Amazonas trabalham no atendimento da população afetada, removendo escombros e desbloqueando estradas, segundo o Ministério da Defesa em nota.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!