Caixão de 4 mil anos encontrado na Inglaterra
Reprodução: Redes Sociais
Caixão de 4 mil anos encontrado na Inglaterra

Um caixão de madeira construído há 4 mil anos atrás, na Idade do Bronze, foi  encontrado na Inglaterra, durante as obras em um campo de golfe na cidade de Sheffield. A descoberta aconteceu em 2018, mas somente agora ela está passando por processos de conservação.

Segundo os arqueólogos da Universidade de Sheffield, o túmulo é uma evidência de que uma pessoa bem conceituada foi enterrada nele, dado o esforço e detalhe na construção.

Dentro do caixão foram encontrados restos mortais de um homem e um machado raro, que segundo pesquisadores, teria apenas outros 12 iguais no Reino Unido. 

Machado encontrado dentro do caixão
Reprodução: Redes Socias
Machado encontrado dentro do caixão





O túmulo de três metros de comprimento e um metro de largura foi construído com troncos de árvores e, dentro dele, haviam folhas que foram usadas como um forro para apoiar o corpo da pessoa que foi enterrada. 

"A matéria orgânica foi preservada nas condições úmidas e sem ar dentro do tronco oco da árvore, isso pode nos dizer sobre as plantas que foram escolhidas para amortecer o corpo e até mesmo a época do ano em que esse homem foi sepultado", disse Hugh Willmott, pesquisador da universidade.

Ainda, o dono da área de golfe em que o caixão foi encontrado, Mark Casswell, ficou surpreso com a descoberta e revelou que a família cultivou o local por anos antes de abrirem um campo de golfe.

O caixão foi transferido para um instituto arqueológico, o York Archaelogical Trust. No local, o túmulo está passando por trabalhos de preservação, após ficar um ano em armazenamento refrigerado. Segundo Ian Panter, chefe de conservação, assim que o trabalho for finalizado os itens serão transferidos para o museu The Collection.

Veja o processo de restauração:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!