A Sputnik V é vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia
Foto: Divulgação/Sputnik V
A Sputnik V é vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Rússia

Primeira vacina registrada oficialmente contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), a Sputnik V, da Rússia, já ganhou a confiança da população em Moscou. Isso porque mais de 55 mil pessoas se inscreveram para participar dos testes pós-registro.

A informação foi divulgada pelo diretor-geral do Fundo Russo de Investimento Direto (RFPI, na sigla em russo). Ao comentar sobre a terceira fase dos testes da vacina russa, Kirill Dmitriev destacou que o número de voluntários foi atingido em 14 dias. "Em apenas duas semanas 55 mil voluntários foram recrutados em Moscou, o que é mais do que os 40 mil necessários para a fase pós-registro dos testes clínicos da vacina Sputnik V", disse. 

Dmitriev pontuou os principais motivos da grande adesão popular aos testes da vacina russa. "A grande velocidade do recrutamento é em grande parte devida à compreensão da segurança e eficácia da plataforma de vetores de adenovírus humanos, o qual é a base da vacina russa e foi repetidamente testada por especialistas de diferentes países. Mais de 250 testes clínicos foram feitos e mais de 75 publicações internacionais foram emitidas confirmando a segurança das vacinas e de drogas medicinais baseadas em adenovírus humanos", afirmou. 

Ainda segundo o diretor-geral do fundo, Kirill Dmitriev, os efeitos colaterais e riscos da vacina são mínimos. "Especialistas provaram a ausência de possíveis efeitos colaterais sérios da plataforma de vetores de adenovírus humanos, em contraste com as novas e ainda não comprovadas tecnologias de vetores de adenovírus de macaco ou mRNA [RNA mensageiro]."

No Brasil, a Rússia já fechou um acordo com os estados do Paraná e Bahia para o recebimento de pelo menos 50 milhões de doses da vacina.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!