O epicentro do terremoto na Indonésia foi registrado a 10,5 km de profundidade e a 2 km ao sul de Loloan
Reprodução
O epicentro do terremoto na Indonésia foi registrado a 10,5 km de profundidade e a 2 km ao sul de Loloan

Terremoto de magnitude 6,9 graus na escala Richter atingiu a Indonésia neste domingo (5), deixando 82 pessoas mortas e dezenas de feridos. Segundo informações da rede de TV  CNN , logo após o impacto, autoridades emitiram alerta de tsunami no país.

Leia também: Queda de avião turístico de pequeno porte nos Alpes suíços deixa 20 mortos

Todas as mortes teriam ocorrido na ilha de Lombok, segundo Haji Rum, chefe da Agência de Gestão de Desastres da Sonda Ocidental, província da Indonésia . Ele relatou o número de mortos em uma entrevista à  TV Metro  local, e disse que as vítimas fatais teriam sido atingidas por  destroços logo após os tremores. 

Rum especificou que 28 mortes aconteceram no norte de Lombok. O restante das fatalidades foi relatado em outras partes da ilha. As autoridades não confirmaram o número de pessoas feridas.

Nos hospitais da região, pacientes foram transferidos para áreas externas como precaução. Existem partes de Lombok sem energia, ainda de acordo com Rum.  O epicentro do terremoto aconteceu a 31 quilômetros de profundidade, próximo de Loloan, no extremo norte de Lombok. Também foi sentido em Bali, a oeste. 

Leia também: Entenda como acontecem os terremotos, áreas de maior perigo e mais

Além do primeiro abalo, foi registrada uma série de abalos secundários na tarde de hoje (horário local), de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). As áreas atingidas neste domingo são altamente turísticas, aponta o canal de TV. 

O epicentro do terremoto foi registrado a 10,5 km de profundidade e a 2 km ao sul de Loloan, que fica a oeste da capital  Bali . Tremores também foram sentidos na ilha de Lombok, que foi atingida por outro terremoto apenas uma semana atrás, no qual ao menos dezesseis pessoas morreram. 

Leia também: Luzes "misteriosas" apareceram no céu durante terremoto no México; entenda

A Cruz Vermelha do país afirmou neste domingo que quatro de seus voluntários estão feridos e foram enviadas ao hospital. Ainda não há relatos de vítimas fatais ou de feridos no terremoto que atingiu o país neste domingo. Equipes de socorro continuam trabalhando.

A USGS informou a princípio que o terremoto havia sido de 7 graus, mas depois diminui a magnitude para 6,9. Ainda foram registrados tremores de 4,9 perto de Tanahsong Daya e de 5,4 em Tanjung.

Leia também: Terremoto de 6,8 graus de magnitude atinge o Peru e deixa um morto

Indonésia, terremotos e o Círculo de Fogo do Pacífico

Terremoto na ilha de Lombok, na Indonésia, no dia 25 de julho, deixou mais de 16 mortos
Reprodução
Terremoto na ilha de Lombok, na Indonésia, no dia 25 de julho, deixou mais de 16 mortos

O arquipélago, onde estão Bali e Lombok, é parte do chamado “ Círculo de Fogo do Pacífico ”, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. Com 40 mil quilômetros no total, a região se estende desde o limite da Placa do Pacífico até placas menores, como a do mar das Filipinas, além das placas de Cocos e Nazca, que se alinham na borda do Oceano Pacífico. 

Com isso, incidentes como o de hoje na Indonésia são considerados comuns na região, ao contrário do que encontramos em regiões mais estáveis, como a que fica o Brasil. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!