Trump e May se encontraram durante visita do republicano, quando sugeriu para ela processar a União Europeia
Reprodução/Twitter
Trump e May se encontraram durante visita do republicano, quando sugeriu para ela processar a União Europeia

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, revelou, em entrevista à BBC neste domigo (15), que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump sugeriu para ela “processar a União Europeia em vez de negociar” com o bloco formado por 27 países. A conversa teria ocorrido de maneira privada durante a visita do republicano ao país europeu. As informações são do The Guardian.

Leia também: Trump adota tom amigável ao lado de May e diz que acordo comercial é possível

A primeira-ministra foi questionada sobre a conversa com Trump, se os dois chegaram a falar sobre a saída do Reino Unido do bloco europeu, por causa do Brexit, ao que ela respondeu que sim. “Ele me disse que eu deveria processar a União Europeia ”, contou.

Depois de gerar a reação de surpresa no apresentador Andrew Marr, May repetiu: “Processar a UE e não negociar com eles, processá-los”.

Leia também: UE está indecisa sobre saída de Reino Unido do sistema de navegação por satélite

Sorrindo, a premiê indicou que ela ignorou o conselho de Trump ao afirmar que “já estão em negociação”. Logo na sequência, a própria May relatou que o próprio presidente dos Estados Unidos voltou atrás no percebeu que era melhor não abandonar as negociações, que poderiam ficar "emperradas".

Ainda durante a entrevista, a primeira-ministra defendeu seu projeto para o Brexit e pediu apoio dos seus críticos. O governo britânico enfrenta uma profunda divisão interna por causa da forma com que May tem negociado a saída do bloco.

Leia também: Presos homens que planejaram atentado terrorista para matar premiê britânica

Na sexta-feira (13), Trump disse que teria dado “uma sugestão” e “não um conselho” para May sobre as conversações do Brexit .

“Eu acho que ela achou muito brutal, e está tudo bem. Eu a dei uma sugestão, não um conselho. Eu entenderia totalmente caso ela tenha achado um pouco duro”, afirmou o presidente dos EUA, sem detalhar que teria dito para a líder britânica processar a União Europeia . O republicano deixou o território britânico na tarde deste domingo (15), quando voou para Helsinki para encontrar o presidente Vladimir Putin.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!