Líderes dizem que cessar-fogo na Ucrânia está sendo cumprido

Por Agência Brasil | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Líderes mundiais também decidiram pela retirada das armas pesadas, monitoramento e verificação do cessar-fogo

Agência Brasil

Os presidentes da França, François Hollande, da Rússia, Vladimir Putin, da Ucrânia, Petro Poroshenko, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, avaliaram hoje (15) que o cessar-fogo no leste da Ucrânia “foi em geral satisfatório, apesar de incidentes locais que devem ser corrigidos de forma rápida”, de acordo com comunicado divulgado pela França.

A declaração foi feita após uma conversa telefônica entre os quatro líderes, horas após da entrada em vigor do cessar-fogo.

Leia mais: Presidente da Ucrânia determina cessar-fogo

Os quatro chefes de Estado também decidiram “avançar na implementação dos próximos passos no âmbito do pacote de medidas adotadas em Minsk, em 12 de fevereiro”, de acordo com o comunicado.

Os passos, segundo o documento, são “a retirada das armas pesadas, monitoramento e verificação do cessar-fogo”. Também prevê o diálogo sobre os mecanismos para a realização de eleições locais de acordo com a legislação ucraniana.

Leia também: Ucrânia: dois civis foram mortos após cessar-fogo, combates pararam pouco depois

Os quatro líderes “deram todo o seu apoio para que uma resolução do Conselho de Segurança aprove o pacote de medidas adotadas em Minsk”, de acordo com o texto francês.

Leia tudo sobre: mundoucrâniacessar-fogo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas