Maconha não é uma droga mais perigosa do que o álcool, diz Obama

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Presidente critica legislação que criminaliza usuários porque foi escrita 'por caras que fizeram a mesma coisa'

O presidente Barack Obama afirmou que não considera a maconha uma droga mais perigosa do que o álcool. A declaração foi feita numa entrevista publicada na edição desta semana da revista New Yorker.

Conheça a home do Último Segundo

Pete Souza/ Casa Branca
O presidente Barack Obama falou sobre maconha em entrevista à revista New Yorker

"Como todo mundo sabe, fumei maconha quando garoto e acho que se trata de um hábito ruim, um vício que não é muito diferente dos cigarros [de tabaco] que fumei durante boa parte de minha vida adulta. Não acho que seja mais perigoso que álcool", disse, ressaltando que em tese fala sobre "o impacto ao usuário".

A discussão sobre a liberação da maconha no país cresceu depois que dois estados da federação (Colorado e Washington) autorizaram produção e venda da erva - em vários outros estados o uso medicinal da droga é legal.

O presidente se mostrou preocupado com o fato de a repressão ao uso de drogas atingir muito mais cidadãos pertencentes a minorias, como os hispanos, e questionou a legislação que criminaliza os usuários porque "certamente foi escrita por pessoas que fizeram a mesma coisa."

Obama disse que não encoraja suas filhas a fumar maconha por considerar "uma perda de tempo, algo que não é realmente saudável".

Festa
Neste sábado (19), Obama festejou com os 50 anos da mulher, Michelle, com um concorrido baile dançante na Casa Branca.

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, disse se sentir 'fabulosa' ao completar 50 anos. Foto: REUTERS/Jonathan ErnstFoto de infância de Michelle Obama divulgada pela Casa Branca. Foto: Arquivo pessoalPrimeira-dama dos EUA, Michelle Obama, reage depois de Ashtyn Gardner perder o equilíbrio ao ser cumprimentada pelo cachorro Sunny (4/12/2013). Foto: APPrimeira-dama dos EUA, Michelle Obama, sorri ao se dirigir para área de cerimônia de posse no Capitólio (21/01/2013). Foto: APPrimeira-dama dos EUA, Michelle Obama, gesticula durante posse de seu marido, Barack Obama, como presidente dos EUA (21/01/2013). Foto: APMichelle Obama participa de evento com Ann Romney, mulher de Mitt Romney, derrotado por Obama em eleições de novembro (05/11/2012). Foto: Getty ImagesPrimeira-dama dos EUA, Michelle Obama, dança com crianças em escola de Gainesville, na Flórida (17/09/2012). Foto: APMichelle Obama faz discurso na Convenção Democrata em Charlotte, na Carolina do Norte (05/09/2012). Foto: APMichelle Obama experimenta prato feito por estudantes (21/05/2012). Foto: APAtor George Clooney conversa com a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, durante jantar na Casa Branca (14/03/2012). Foto: ReutersObama brinca com a premiê da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, sob o olhar de Michelle Obama na África do Sul (10/12/2013). Foto: APMichelle e Barack Obama posam com as filhas Malia (de azul) e Sasha na Casa Branca (11/12/2011). Foto: Divulgação / Casa BrancaPrimeira-dama americana e filhas estiveram com Mandela, ex-presidente sul-africano em 21/06/2011. Foto: AFPPresidente dos EUA, Barack Obama, e a primeira-dama Michelle recebem Elizabeth 2ª e o príncipe Philip para um jantar na Embaixada dos EUA em Londres (25/05/2011). Foto: APBarack Obama acena com a mulher, Michelle Obama, pouco antes de embarcar no Rio (21/03/2011). Foto: Agência EfePresidente dos EUA, Barack Obama, e primeira-dama Michelle Obama esperam chegada de primeiro-ministro chinês, Hu Jintao, na Casa Branca (19/01/2011). Foto: Getty ImagesBarack e Michelle Obama dançam em cerimônia do Prêmio Nobel em Oslo, na Noruega (10/12/2009). Foto: Divulgação/Casa BrancaBarack e Michelle Obama caminham no jardim da Casa Branca após voltarem de viagem ao Texas (10/11/2009). Foto: NYTSilvio Berlusconi cumprimenta a primeira-dama dos EA, Michelle Obama, e o presidente Barack Obama ao chegar em Pittsburgh para reunião do G20 (24/09/2009). Foto: ReutersA primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, sorri ao ouvir algo que o marido disse antes de evento em hotel de Nova York (21/09/2011). Foto: Divulgação / Casa BrancaBarack Obama (E) assume presidência dos EUA ao lado de sua mulher, Michelle, e de suas filhas, Sasha (D) e Malia (20/01/2009). Foto: AP


Leia tudo sobre: EUABarack Obama

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas