Trem com petróleo explode no Canadá

Por Reuters |

compartilhe

Tamanho do texto

Explosão de vagões-tanque deixa desaparecidos em cidade de Quebec; dezenas de prédios ficam destruídos

Reuters

Várias pessoas estão desaparecidas depois que quatro vagões-tanque de produtos petrolíferos explodiram no meio de uma pequena cidade na Província de Quebec, Canadá, na manhã deste sábado. A explosão destruiu dezenas de edifícios.

Assista: Testemunha capta explosão no Texas em vídeo

AP
Vagões-tanque carregados com petróleo explodiram após trem descarrilar no meio de uma pequena cidade na província canadense de Quebec

Ataque: Explosão em fábrica de fertilizantes deixa mortos e feridos no Texas

O desastre ocorreu pouco depois de 1h00 (horário local), quando um trem de carga descarrilou em Lac-Mégantic, uma pitoresca cidade à beira de um lago, com cerca de 6 mil habitantes, perto da fronteira com os Estados Unidos. 

Ainda não se sabe o número de vítimas e muitas pessoas estão desaparecidas. Uma fotografia aérea mostrou devastação no centro da cidade.A emissora de rádio canadense de língua francesa disse que um prédio no centro da cidade era um bar popular entre os jovens. Uma testemunha disse à emissora que no momento do descarrilamento o centro da cidade estava lotado.

"Muitos pais estão preocupados, porque eles não estão conseguindo se comunicar com familiares e conhecidos", disse o prefeito Colette Roy-Laroche à emissora de rádio. "Não podemos dar nenhuma informação sobre o que está acontecendo agora, porque os bombeiros não conseguiram chegar perto do acidente."

29 mortos: Explosão de caminhão-tanque deixa mortos em Uganda

De acordo com rede de televisão canadense disse o trem de 73 vagões saiu dos trilhos e quatro vagões-tanque pressurizados explodiram.

As fotos tiradas logo após o desastre mostraram uma gigantesca bola de fogo subindo alto no céu noturno. Moradores disseram a jornalistas que tinham ouvido cinco ou seis grandes explosões.

Quase 10 horas após o descarrilamento um vagão ainda estava queimando. Os bombeiros disseram temer mais explosões de vagões-tanque. Cerca de 30 edifícios no centro da cidade foram destruídos, alguns pela explosão inicial e outros pelo fogo subseqüente, disseram.

20 anos: Caminhão-tanque explode perto da Cidade do México

A polícia impôs uma zona de segurança de um quilômetro ao redor da explosão e evacuou cerca de 1.000 pessoas de suas casas.

"Quando você vê o centro de sua cidade quase destruída, você vai entender que nós estamos nos perguntando como é que vamos passar por este evento", disse com lágrimas nos olhos o prefeito Roy-Laroche em entrevista coletiva televisionada.

O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, fez uma declaração inicial via Twitter: "Os pensamentos e orações estão com aqueles afetados em Lac Megantic. Notícia horrível."

Lac-Mégantic faz parte da região leste de Quebec, uma área popular entre turistas que fica perto da fronteira com o Maine e Vermont. Quebec é uma província predominantemente de língua francesa na metade oriental do Canadá.

Leia tudo sobre: canadáexplosãotrempetróleo

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas