Jornal El País retira 'foto falsa' de Chávez e pede desculpas por erro

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Imagem classificada como exclusiva e veiculada na edição online e impressa de diário mostrava homem deitado e entubado; segundo Venezuela, foto foi retirada de vídeo online

O jornal espanhol El País retirou o que disse ser uma "foto falsa" do presidente venezuelano, Hugo Chávez, publicada nesta quinta-feira em sua edição online e impressa.

Ameaça: Governo venezuelano denuncia plano para matar vice e chefe da Assembleia

Reuters
Mulher lê cópia da edição de 24 de janeiro do El País com foto falsa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, estampada na capa

Chanceler: 'Rindo', Chávez dá ordens de Cuba, diz ministro venezuelano

O líder venezuelano recupera-se de um tratamento de câncer em Cuba, onde em 11 de dezembro foi submetido à sua quarta cirurgia em um ano e meio. Chávez não é visto em público há seis semanas.

A foto que o jornal El País publicou mostrava a cabeça de um homem deitado e entubado. Ao publicar a imagem, o jornal afirmou em sua versão online que se tratava de "uma imagem inédita e exclusiva" do mandatário, "tirada há alguns dias e que mostra um momento de seu tratamento médico em Cuba, segundo as fontes consultadas pelo jornal".

Diário oficial: Chávez assina decreto de nomeação de chanceler

Na admissão do erro, o jornal informou, em um breve comunicado publicado em seu site, que decidiu retirar a foto depois de comprovar que a imagem não era de Chávez.

A oposição venezuelana tem criticado o silêncio oficial sobre o estado de saúde de Chávez, enquanto seus aliados acusam a mídia estrangeira de ter-se aliado a opositores para difundir rumores de que o estado de saúde do presidente é pior do que vem sendo informado.

"El País pede desculpas a seus leitores pelo prejuízo causado. O jornal abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do incidente e os erros que tenham sido cometidos na verificação da fotografia", disse o jornal em comunicado.

Foto retirada de vídeo online

A fotografia ficou no site do jornal durante meia hora e também aparece nas primeiras edições da versão impressa, antes de o jornal ter parado as rotativas para fazer a alteração na capa.

Ajuda: Países que recebem petróleo barato temem ficar órfãos de Chávez

De acordo com o Ministro da Comunicação da Venezuela, Ernesto Villegas, disse que a foto é uma montagem que faz parte de uma campanha internacional e psicológica para desestabilizar o governo venezuelano. "Tão grotesca quanto falsa a foto de 'Chávez entubado' publicada na primeira página do venerável jornal El País, da Espanha", escreveu em sua conta no Twitter.

De acordo com o governo venezuelano, a foto faz parte de um vídeo postado em 2008 no YouTube com o título "Entubação de acromegalia ANWAD".

*Com Reuters e Ansa

Leia tudo sobre: el paísvenezuelachávezcâncer de chávez

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas