Marinha mexicana prende chefe do Cartel Zetas

Ivan Velazquez Caballero controlava a principal rota de drogas para os Estados Unidos

iG São Paulo |

Autoridades mexicanas anunciaram nesta quinta-feira a prisão de um dos líderes do Cartel Zetas, Ivan Velazquez Caballero, conhecido como "el Taleban" e "Z-50". A Marinha afirmou que ele estava escondido na cidade de San Luis Potosi, após romper com o grupo e se juntar ao rival Cartel do Golfo. Outros dois cúmplices também foram detidos, além de armas, granadas e drogas.

AP
Marinha mexicana apresenta o chefe do Cartel dos Zetas

Caballero, de 42 anos, é tido como o principal responsável pelo controle de uma das maiores rotas de drogas para os Estados Unidos, bem como o chefe das operações nos estados mexicanos de Zacatecas, Nuevo Leon e San Luis Potosi. A recompensa para a sua captura girava em torno de R$ 4 milhões.

No começo da semana, uma chacina deixou 11 mortos e foi provocada pela luta entre líderes do Cartel Zetas. Segundo as forças de segurança do México, a disputa interna é sinal de enfraquecimento. De um lado, está o criador do grupo, Heriberto Lazcano, chamado de "el Lazca" ou "Z-3". Do outro, está um dos chefes regionais, Miguel Angel Trevino.

Na segunda-feira, cerca de 25 policiais foram presos nos estados de San Luis Potosi e Veracruz acusados de terem ligações com o Cartel Zetas.

El Gordo

A Marinha do México confirmou a prisão do chefe do Cartel do Golfo, Jorge "el Coss" Costilla, um dos traficantes mais procurados do país. O presidente Felipe Calderón comemorou a notícia em sua luta contra o crime organizado que já vitimou milhares de pessoas apenas este ano.

Costilla, de 41 anos, foi preso na tarde de quarta-feira sem mostrar resistência. A operação das Forças Armadas do México foi realizada no porto de Tampico, no norte do México, um dos palcos para confrontos entre os cartéis do Golfo e dos Zetas, seu maior inimigo.

    Leia tudo sobre: méxicocartel do golfocartel zetas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG