EUA prendem cinco 'anarquistas' que planejavam explodir ponte

Sem saber que era monitorado, grupo comprou explosivos inoperantes de agente do FBI disfarçado

iG São Paulo |

Cinco homens foram presos acusados de planejar a explosão de uma ponte perto de Cleveland, Ohio, informaram autoridades americanas nesta terça-feira. Pelo menos três deles se declararam anarquistas e nenhum tem vínculo com o terrorismo internacional.

O grupo passou meses planejando vários atentados sem perceber que estava sendo monitorado e que havia comprado explosivos inoperantes repassados por um agente do FBI disfarçado.

Leia também: EUA prendem homem que preparava atentado contra o Pentágono

AFP
Da esq para a dir: Connor Stevens, Brandon Baxter, Douglas Wright, Anthony Hayne e Joshua Stafford

O FBI se infiltrou no grupo durante um protesto em outubro passado. Em reuniões posteriores, o grupo de jovens que queria realizar ataques contra "o país corporativo e o sistema financeiro" discutiu efetivamente como passar das palavras à ação.

Inicialmente eles planejaram distrair a polícia com granadas de fumaça enquanto jogavam panfletos de prédios bancários, mas perceberam que não haveria pessoas suficientes em Cleveland dispostas a participar de distúrbios de rua. Finalmente, planejaram explodir a ponte que leva ao Cuyahoga Valley National Park.

Douglas Wright, de 26 anos, Brandon Baxter, de 20, Anthony Hayne, de 35, Connor Stevens, de 20 anos, e Joshua Stafford, de 23, foram presos na segunda -feira sob acusação de conspiração e tentativa de uso de explosivos para danificar propriedade que afeta o comércio interestatal.

"Eles tentaram utilizar a violência para expor seus pontos de vista ideológicos", afirmou, em um comunicado, Stephen Anthony, agente especial encarregado da divisão de Cleveland do FBI. "A força-tarefa contra o terrorismo continuará vigilante em seus esforços para detectar qualquer ameaça, interna ou internacional.” Com AFP

    Leia tudo sobre: euaohioterrorismo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG