ver novamente

Marta Suplicy

Nome Marta Suplicy
Nascimento 18 de março de 1945
Nacionalidade Brasileira
Formação Psicologia
Partido PT-SP
Redes sociais
Filha do industrial Luís Afonso Smith de Vasconcellos e da dona de casa Noêmia Fracalanza Vasconcellos, Marta Teresa Suplicy (São Paulo, 18 de março de 1945) nasceu no bairro Jardim Paulistano. Formou-se psicóloga pela PUC-SP, é pós-graduada pela Stanford University e mestre em Psicologia Clínica pela Michigan State University.

Filiada ao PT desde 22 de setembro de 1981, Marta apresentou na década de 1980 um quadro sobre comportamento sexual no programa TV Mulher, primeiro na TV Globo e depois na TV Manchete. 

Em 1994, foi eleita deputada federal, mandato que cumpriu de 1995 até 1998. Seus principais projetos eram relacionados ao direito da mulher e dos homossexuais. Dois anos mais tarde, foi eleita prefeita de São Paulo, derrotando o candidato Paulo Maluf (PP). 

Marta perdeu a reeleição em 2004 para José Serra (PSDB) e dois anos depois foi preterida em seu partido por Aloizio Mercadante para disputar as eleições ao governo do Estado. Ela auxiliou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua campanha à presidência em 2006, tornando-se ministra do Turismo, cargo que cumpriu até 2008.

Nas eleições municipais em São Paulo de 2008, Marta perdeu para o atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PSD). Em 2010, elegeu-se senadora com 8.314.027 votos, a segunda mais bem votada do País. 

Marta foi casada por 36 anos com o economista e senador Eduardo Suplicy, com quem teve três filhos – Eduardo (Supla), André e João. Ela é avó de cinco netos – Téo, Bernardo, Maria Luíza, Laura e Felipe.

Últimas Notícias

      Todas as notícias