Tamanho do texto

Pelo site do Detran-SP, o motorista pode criar um cadastro e verificar em poucos minutos a quantidade de multas na CNH

Motorista pode acessar os pontos da CNH pela internet ou mesmo pessoalmente no Detran-SP
FOTO: SOLO MUZZILLO/DETRANPR
Motorista pode acessar os pontos da CNH pela internet ou mesmo pessoalmente no Detran-SP

Para não ter trabalho de ir a alguma unidade de atendimento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) e economizar tempo, é possível consultar os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet.

Ao acessar o site do Detran-SP (clique aqui ), é preciso criar um cadastro e fazer o login. Se o motorista ainda não tiver, basta preencher os campos pedidos e informar os dados pessoais até a finalização do registro. Se já for cadastrado, é necessário somente colocar o número do CPF e clicar no item "Acesse os Serviços Online", depois em "Consulta de pontos da CNH" e "Faça pela internet".

Deve-se escolher então entre as opções "Nova" ou "Antiga" para informar se a sua carteira de habilitação é do novo modelo ou do mais antigo (confira na imagem abaixo). É preciso informar o número do registro que está inscrito na CNH, caso a sua carteira seja nova, ou o número de aniversário, se for do modelo mais antigo. Depois disso, digite os códigos de segurança e clique em "pesquisar". Caso o motorista tenha sido advertido alguma vez, o site irá apresentar a quantidade de pontos que o portador do documento possui. Se não, a mensagem "Condutor sem pontuação" será exibida.

Site do Detran-SP exibe diferenças entre os modelos novo e antigo da carteira de habilitação
Reprodução
Site do Detran-SP exibe diferenças entre os modelos novo e antigo da carteira de habilitação

E se eu quiser consultar pessoalmente?

Apesar de o serviço de consulta de pontos da CNH ser oferecido na internet, também é possível saber essa informação em alguma unidade de atendimento do Detran-SP. Para quem é da cidade de São Paulo, as unidades Aricanduva, Armênia, Interlagos ou o posto da estação de Metrô Marechal Deodoro estão disponíveis. Outra opção é ir ao Poupatempo. Quem for de outra região do Estado deve ir ao Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), seção ou posto avançado do Detran-SP em sua cidade ou também, se preferir, ao Poupatempo.

Se o próprio motorista for até o local, deve levar apenas a carteira de habilitação e uma cópia simples do documento. Em caso de furto ou perda da CNH, deve-se apresentar o boletim de ocorrência ou declaração de perda. Se tiver sido recolhida por vencimento, deve-se levar a guia de apreensão. Um parente próximo – cônjuge, pais, filhos ou irmãos – também pode se apresentar no lugar do motorista para verificar os pontos. Para isso, basta levar a carteira do condutor e uma cópia simples e um comprovante de parentesco original.

Para retirar o documento basta mostrar o protocolo e o RG ou, no caso de parente, também o comprovante de que a pessoa é da família. Vale lembrar que o serviço é gratuito.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.