Tecnologia que só encolhe

A competição acirrada por quem fará o sequenciador menor, mais rápido e mais barato

Leoleli Camargo, iG São Paulo

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Se existe uma área do genoma humano cuja evolução não para de apresentar resultados surpreendentes – e bem práticos – ela se chama informática.

Hoje, os Estados Unidos lideram o ranking mundial em número de empresas de biotecnologia totalmente voltadas para o desenvolvimento de programas, sistemas e máquinas para processar e armazenar as imensas quantidades de dados gerados pelos cientistas em suas pesquisas. A evolução já é impressionante.

Foto: iG São Paulo


O setor vive uma verdadeira corrida para ver quem se estabelece como o grande distribuidor de seqüenciadores (lembra um pouco a disputa entre as tecnologias Betamax e VHS nos anos 80). Ganha quem conseguir colocar no mercado uma das mais celebradas promessas do Projeto Genoma Humano: o genoma de mil dólares, totalmente sequenciado em menos de um dia.

Enquanto isso não acontece, ter o genoma seqüenciado continua sendo um privilégio de poucos. Veja a galeria.

<span>Desmond Tutu, bispo anglicano, 78 anos: o líder sul-africano ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o regime racista Apartheid</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>James Watson, biólogo, 82 anos: foi um dos cientistas que decifrou a estrutura do DNA. A descoberta lhe rendeu o Nobel de Medicina em 1962</span> - <strong>Foto: NYT/The New York Times</strong> <span>Francis Collins, geneticista, 60 anos: chefiava o consórcio público que seqüenciou o genoma humano. É o atual diretor dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos</span> - <strong>Foto: Divulgação</strong> <span>Glenn Close, atriz, 63 anos: protagonizou clássicos do cinema como "Ligações Perigosas" e "Atração Fatal", que lhe rendeu o Oscar de melhor atriz</span> - <strong>Foto: Getty Images</strong> <span>Craig Venter, cientista, 63 anos: liderou o consórcio privado que sequenciou o genoma humano</span> - <strong>Foto: © AP</strong>


 

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG

Ver de novo