MEC garante que todos conseguirão se inscrever no SiSU

Site apresentou problemas durante todo o domingo. Até as 19h, 149 mil se inscreveram para concorrer a vagas em universidades

iG São Paulo | 16/01/2011 20:25

Compartilhar:

O site do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentou problemas durante todo o domingo, dia 16. Segundo o Ministério da Educação, a lentidão do sistema – e em alguns momentos a total inacessibilidade – se deve à elevada audiência. Desde as 18h, segundo a assessoria de imprensa do MEC, de 350 a 400 inscrições por minuto são realizadas, e o site se estabilizou. Os estudantes, no entanto, continuam enfrentando dificuldades para finalizar o processo.

Pelas redes sociais, como o Twitter, Facebook e Orkut, ou em notícias publicadas pelo iG Educação, estudantes relatam que não conseguem acessar o portal ou ir até o fim nas etapas necessárias para concorrer a uma das 83.215 vagas, distribuídas em 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No Twitter, muitos já apelidaram o site de “Sistema Impossível de Ser Utilizado”.

Os candidatos terão até o dia 18 para se candidatar. Neste domingo, serão recebidas inscrições até a meia-noite, e na segunda-feira o sistema reabre às 6h. Até as 19h, 149 mil pessoas finalizaram a inscrição no site, que chegou ao pico de 84 mil acessos simultâneos. O MEC promete realizar mudanças durante a noite que deixarão o site ficará mais veloz e garante que todos os interessados vão conseguir se inscrever no tempo previsto.

Também para esta segunda o ministério prevê divulgar notas de corte de cada curso para que os estudantes que já realizaram a inscrição possam trocar suas opções, caso não tenham chances de passar com o seu desempenho nos cursos que escolheram. Os alunos devem escolher dois cursos, em ordem de preferência, até terça-feira. É preciso observar se a graduação pretendida oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.

Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010. A nota dos participantes do exame foi divulgada pelo MEC na quinta-feira (13) à noite. Na sexta, foram publicadas as notas notas mínimas e máximas do Enem. Nenhuma taxa é cobrada do candidato.

 

 

Particularidades

Cada instituição pode adotar pesos diferentes para cada prova do Enem, dependendo do curso escolhido ou dar bônus aos estudantes (egressos de escolas públicas, por exemplo). O sistema calcula essas variáveis na hora. Por isso, os candidatos poderão ficar com notas diferentes nas opções marcadas. Além disso, algumas instituições exigem notas mínimas para concorrer às vagas e o sistema avisará caso o aluno não tenha pontos suficientes para determinada vaga.

Outro detalhe que merece a atenção dos estudantes é que nem todas as vagas oferecidas nessa edição do SiSU são para esse semestre. Há instituições que optaram por já colocar vagas do segundo semestre na seleção.

    Notícias Relacionadas


    148 Comentários |

    Comente
    • halinne gomes | 19/01/2011 17:12

      Nunca consegui entrar nem p ver o desempenho individual,o q eu faco ?passei o ano todo me preparando e agora vou perder a inscrição no sisu??/??quero uma resposta ok....

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • halinne gomes | 19/01/2011 17:12

      Nunca consegui entrar nem p ver o desempenho individual,o q eu faco ?passei o ano todo me preparando e agora vou perder a inscrição no sisu??/??quero uma resposta ok....

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Sandra | 18/01/2011 17:20

      GENTE É DESDE ONTEM DE MANHA QUE TENTO ME INSCREVER E A MENSAGEM "(005) - Código de identificação de imagem não confere." SEMPRE APARECE, MAS NAO DIGIO NADA ERRADO.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Clarissa Tavares | 18/01/2011 16:53

      Acho que as pessoas reclamam demais e agem de menos . O site sendo bom ou ruim é obrigação de cada um fazer por si e ficar perseverando . Todos que assim agiram , perseverando , conseguiram , enquanto outros estavam aqui reclamando

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • pedro umbelino da costa | 18/01/2011 15:08

      nao estou coseguindo a incriçao

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Abraham | 18/01/2011 12:05

      PARABÉNS MEC!!!!!!! Eu ainda não estou acreditando que querem usar o ENEM onde milhões de pessoas fizeram a prova, e não esperavam tantos acessos simultâneos, só pode estar brincando né?? Ah vah! q tem tantos acessos!
      Sem querer ofender, mas eu conseguiria calcular e aproximar tranqüilamente uma coisa tão simples de banal e usar menos de 30 mil reais para formar um servidor estável e rápido... Fiz um ano de cursinho e tenho essa capacidade, quem será q calculou e é o responsável sobre o servidor? Sem ofender, mas essa pessoa não merece o cargo ou a instituição não está levando a sério.
      É por isso que eu digo, trabalhadores bons fazem um país bom... E pelo visto eu imagino a vontade do pessoal daí enquanto trabalha e a capacidade de raciocínio e de intelecto... Bom, boa sorte para quem vai tentar porque eu não irei correr atrás disso como se fosse um mendigo atrás de uma marmita.

      Grato

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Sarise | 18/01/2011 10:33

      Eu nunca consegui acessar o sistema, e nao é a internet, mas sim, o PrOprIO SisTeMa q nao presta, ele diz: senha inválida (mas eu abro normalmente o enem resultado ind.) ou q o código de indentifi. esta errado, mas nao esta!!!!!!!!! Vários amigos tentaram me ajudar, mas o sistema nao aceita e nunca me permitiu acessá-lo. tenho medo, pois ODEIO DEPENNDER D GOVERNO, pois este SE QUER GOVERNA A SI PRÓRIO com Êxito. =/

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Joana | 18/01/2011 10:20

      O sistema do SISU PIOROU MUITO hoje 18/01/2010 não consigo nem acessar o sistema.
      É inacreditável a incapacidade de promover de forma tranquila o momento de inscrição.
      Eu nunca vi uma seleção tão atrapalhada como esta. Se o MEC não estava preparado para fazer a seleção então que deixasse como estava pois as universidades sempre fazem com muita competência seus processos seletivos.
      como o fale conosco do sisu está indisponível estou fazendo a reclamação aqui para outros usuários não se sintam sozinhos nessa tremenda decepção.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • luc | 18/01/2011 01:24

      Eu não acredito que no nosso país não exista uma autoridade que tenha competência pra tomar uma providencia com esse absurdo (SISU), estou a dois dias tentando sem parar, esse curso é uma decisão da minha vida, ja tenho 39 anos de sofrimento e não cosigo da esse passo, a burrocracia me impede, me deem uma oportunidade de fazer DIREITO, PRA MIM AJUDAR ESSE PAÍS, estou muito revoltado com esse sistema. Vamos ter que continuar sempre aguentando tudo isso? É hora de termos nosso dia de fúria pra que haja mais respeito, ACORDA BRASIL!!!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Cyntia | 18/01/2011 00:06

      Um site de reclamação divulgou a seguinte nota! ''Cada estudante terá 20 minutos para navegar pelo sistema e fazer suas opções. Se a página do sistema de inscrição ficar aberta por mais de dez minutos sem atividade, a sessão será encerrada automaticamente.'' Isso é um absurdo! Pois quando acesso o Sisu e sou direcionada para escolher a opção de pesquisa, escolha da universidade, escolha do curso, a cada etapa destas a página inspira, continuo persistindo recarregando a página e tudo isso demora demais, quando me dou conta a minha sessão já encerra automaticamente! Não estou entrando no sistema a toa! Estou tentando fazer minha inscrição desde quando começou e ainda não consegui nada! E tudo que o MEC faz é dificultar ainda mais a minha e a inscrição de outros no Brasil que estão até agora sem conseguir fazer nada! Estou tomando o tempo o dia todo!!!!! Pura falta de consideração com nós estudantes!!!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    1. Anterior
    2. 1
    3. 2
    4. 3
    5. 4
    6. Próxima

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo