Senador, que é pré-candidato ao Palácio dos Bandeirantes, consultou presidente antes de inscrever seu premiação

O senador Aloizio Mercadante, pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, lançou a candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o prêmio Nobel da Paz. Mercadante enviou no início da semana uma petição ao Comitê Nobel Norueguês sugerindo que o prêmio seja concedido ao presidente.

Segundo a assessoria do senador, as regras do prêmio exigem que a indicação seja feita por parlamentares, integrantes de governos ou professores universitários e, por isso, tomou a iniciativa por conta própria. O presidente foi consultado sobre o assunto, de acordo com auxiliares do senador petista.

“O presidente da República Federativa do Brasil, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, tem um longo histórico de luta incansável contra a fome e a pobreza, e pela democracia, a harmonia entre as nações e a criação de uma ordem mundial mais simétrica e justa”, argumenta o senador no documento.

Na carta, Mercadante louva os esforços de Lula para reduzir a fome e a desigualdade no Brasil, o prêmio de “Campeão Mundial na Luta Contra a Fome” conferido pela ONU, a transferência de tecnologia alimentar a países da África, Caribe e América do Sul, a decisão do Brasil de reduzir por conta própria a emissão de CO 2 anunciada na Conferência de Copenhague, o reconhecimento de grandes veículos de mídia como os jornais El País (Espanha) e Le Monde ( França), o título de “Estadista do Ano” recebido no Fórum Econômico Mundial em Davos (Suíça), em 2009, entre outros.

O senador dá destaque especial ao controverso acordo firmado há duas semanas com o Irã, intermediado por Brasil e Turquia. “Recentemente, essa consistente trajetória pela justiça e pela paz foi coroada com o Memorando de Entendimento firmado entre o Brasil a Turquia e o Irã, para resolver a complexa e delicada questão do programa nuclear iraniano. Tal memorando representa um marco histórico de altíssima relevância para a causa da paz mundial, uma vez que os conflitos do Oriente Médio acabam por afetar toda a ordem internacional”, diz o texto publicado na íntegra no site do senador (http://mercadante.com.br/noticias/ultimas/peticao-ao-comite-nobel-noruegues).

    Leia tudo sobre: Lula
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.