Uniforme vai controlar frequência de alunos na Bahia

Chip instalado no uniforme enviará mensagem para o celular dos pais quando estudantes chegarem e saírem da escola

iG São Paulo |

Os pais dos alunos da rede municipal de Vitória da Conquista, na Bahia, poderão controlar a frequência dos filhos na escola pela roupa. Um chip instalado no uniforme vai avisar por mensagem de texto o momento da entrada e saída dos estudantes na escola.

Leia também sobre frequência:
- Controle eletrônico chega às escolas públicas

- Escolas do Espírito Santo terão chamada registrada em tablets

Nesta terça, o projeto foi lançado no Centro Municipal de Educação Profº Paulo Freire (Caic), e os alunos da instituição já receberam duas peças do novo uniforme com a tecnologia Radio Frequency of Identification (RFID), que será utilizada pela primeira vez no Brasil com este objetivo.

A etiqueta de cada um deles terá um número universal, que deverá ser cadastrado no sistema escolar com os dados dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Um sensor será instalado na entrada da escola, confirmando com precisão a entrada e a saída do aluno. Sempre que o aluno passar pelo sensor será encaminhada uma mensagem para o celular cadastrado. Asecretaria da escola também poderá notificar os pais a qualquer momento.

Material escolar:
Tablets substituem livros em escolas brasileiras

O projeto atenderá inicialmente 25 escolas municipais e mais de 20 mil alunos, que receberão os uniformes gratuitamente a partir da semana que vem. Os pais devem assinar um termo de que receberam as peças de roupa e de que vão mandar os filhos para a escola com elas. O investimento da prefeitura no projeto foi de R$ 1,2 milhão.

De acordo com o secretário de Educação, Coriolano Moraes, “este é um dos projetos pioneiros no Brasil, em que os pais estarão ainda mais presentes na escola”. 

Divulgação
Sensor identificará entrada e saída de alunos pelo uniforme em Vitória da Conquista

    Leia tudo sobre: uniforme escolarfrequência escolarBahia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG