Regras do Prouni serão cobradas, diz Mercadante sobre valor dobrado

Novo ministro da Educação, empossado nesta terça, afirmou que denúncia gravada pelo iG será apurada

Priscilla Borges, iG Brasília |

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, tomou posse nesta terça-feira e já tem um problema novo para resolver na pasta. Conforme o iG divulgou com exclusividade, a Facet, na Bahia, cobra de alunos classificados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) quase o dobro do que de estudantes matriculados sem bolsa. Leitores comentam que há outros casos.

A denúncia: Faculdade cobra o dobro por vagas para o Prouni

Logo após a cerimônia de posse no Ministério da Educação, Mercadante afirmou que ainda não teve tempo de ver os detalhes da denúncia, mas que qualquer suspeita de distorção será analisada. "O Prouni tem regras que serão cobradas e que devem ser seguidas por todas as instituições", afirmou.

Em meio as cerimônias oficiais, o secretário de Ensino Superior, Luiz Claudio Costa, também soube do caso e afirmou que o MEC vai agir imediatamente para averiguar as irregularidades. Ele explicou que, se esse tipo de abuso ocorreu deve ser punido. "É um ato criminoso", afirmou. Segundo Costa, o governo pode pedir ressarcimento do dinheiro público e até descredenciar a instituição de todo o sistema de ensino superior.

Em gravação feita pelo iG , um atendente da secretaria e uma responsável pelo departamento financeiro explicaram que a mensalidade do curso de Direito custa R$ 690, mas para o Prouni o valor informado é o "integral" de R$ 1.210, que só existe para o fim de constar no site do governo. Desta forma, em renúncia fiscal, o governo deixa de receber por cada bolsa, quase o dobro do que um aluno pagaria e um bolsista que ganha 50% de desconto pelo Prouni ganha, na prática, apenas 12% de desconto em relação ao valor real.

Ouça a gravação em que os funcionários explicam a diferença de valores

    Leia tudo sobre: prounibolsa de estudosfacet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG