Alunos de cursinho do Christus não têm Enem anulado

Pelo menos 320 pessoas estudaram com as mesmas questões que os 639 matriculados no Ensino Médio que tiveram a prova anulada

Daniel Aderaldo, iG Ceará |

AE
Colégio Christus é considerado um dos melhores do Ceará por resultados
Pelo menos 320 alunos que estudam no cursinho do Colégio Christus não devem refazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles também tiveram acesso, antecipadamente, a questões idênticas às aplicadas no exame , assim como os outros 639 matriculados nas 18 turmas de 3º ano do Ensino Médio que tiveram suas provas invalidadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Leia também: MEC: 14 questões foram copiadas de pré-teste aplicado no Christus

Esses alunos que não irão refazer o Enem estão distribuídos em oito turmas, nos turnos manhã e tarde, nas quatro sedes de ensino pré-vestibular que a instituição de ensino tem em Fortaleza. São estudantes que já concluíram o Ensino Médio e frequentam as aulas do “Curso Extensivo” do Colégio Christus para tentar ingressar em uma universidade.

Em média, cada turma de cursinho tem 40 alunos, de acordo com os próprios estudantes e funcionários que trabalham nas unidades de ensino ouvidos pela reportagem do iG . Esses alunos matriculados no cursinho também tiveram acesso às questões antecipadas pelo Colégio Christus. Eles já concluíram o Ensino Médio.

“Os professores são os mesmos”, relata a estudante de 3º ano Rebecca Gadelha Sousa Costa, de 18 anos. Rebecca estuda desde os três na escola. Ela quer uma vaga do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo a estudante, o mesmo material didático que os alunos de sua turma tiveram acesso também foi disponibilizado a alunos dos cursinhos.

Segundo o Ministério da Educação, não há confirmação de que as 14 questões divulgadas pelo colégio que estavam no Enem tenham sido aplicadas para as turmas de cursinho do Christus ou fora dele. Por isso, mantém a decisão de reaplicar o exame apenas para os 639 alunos do ensino médio.

Em seu site, o Colégio Christus informa que o 3º ano do ensino médio tem uma “carga horária semanal que perfaz o total de 31 aulas, além de quatro aulas do Núcleo Avançado em turno contrário ao das aulas regulares”. Sobre o “curso extensivo” – ou cursinho – o site da instituição explica que se tratam de turmas dedicadas aos “alunos que concluíram o Ensino Médio e desejam prestar vestibular mais uma vez”. O iG apurou que alunos matriculados no 3º ano não podem fazer o cursinho do colégio paralelamente, até porque haveria choque no horário das aulas.

No Christus Pré-Universitário Nunes Valente existem 11 turmas com alunos sendo preparados para o Enem e vestibulares. Dessas, sete são formadas por alunos que ainda não concluíram o 3º ano e as outras quatro são de alunos de cursinho. O Christus Pré-Universitário Dionísio Torres tem oito turmas. Seis são para alunos do 3º ano. Duas são para alunos que já se formaram no Ensino Médio. O Christus Pré-Universitário Jovita Feitosa possui seis turmas. Duas delas são de cursinho. Já no Christus Pré-Universitário Sul existe apenas uma turma de 3º ano.

Alunos de outras escolas

Segundo a advogada Iris Gadelha Costa, mãe de Rebecca, alunos de outras instituições de ensino particulares também tiveram acesso às questões antecipadas pelo Colégio Christus aos seus alunos.

Ela citou o exemplo de dois sobrinhos da mesma idade da sua filha matriculados nos colégios particulares Farias Brito e 7 de Setembro, que estudaram com as apostilas do Christus.

    Leia tudo sobre: enem 2011christus

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG