Notas das redações do Enem vazam e confundem estudantes

Muitos candidatos conseguiram, por cerca de uma hora, ver notas da redação, mas resultados sumiram pouco antes das 17h. MEC diz que acesso aos dados ocorreu durante um teste no sistema, mas que os resultados oficiais só saem amanhã

Priscilla Borges - iG Brasília | - Atualizada às

Estudantes que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão repercutindo nas redes sociais as notas que tiraram na prova de redação do exame. Durante cerca de uma hora, um pouco antes das 16h, os resultados das provas de texto aplicadas no início de novembro ficaram disponíveis nas páginas dos candidatos. Às 16h45, elas não apareciam mais.

Enem: Redação para presos mostra que provas não são comparáveis

A divulgação do resultado é esperada para esta sexta-feira. No entanto, estudantes mais ansiosos contam que ficaram monitorando a página do sistema do Enem. Perto das 16h, muitos comentavam as possíveis notas pelas redes sociais. O iG conseguiu conversar com alguns desses alunos. 


Correção: Entenda como os textos serão avaliados em 2012

Regras: Quanto vale sua redação do Enem

Lucas Carvalho, de 17 anos, ficou sabendo da possibilidade pelo Twitter e tentou acessar sua página. Ele esperava uma nota melhor do que a de 2011, mas tirou apenas 540 pontos (em uma escala que varia de 0 a 1000), segundo o sistema do Enem. Vinte minutos depois que conferiu o resultado, a nota sumiu de sua página.

"Agora a nota da minha redação sumiu... Tem algo errado... Já vi outras pessoas dizendo que a nota foi muito abaixo do esperado, acho que não é a nota oficial ainda", disse ao iG . Camila Virgilino, ao contrário, diz que não esperava nota tão alta: 860. "Tenho a ligeira impressão que está errada. Mas, enfim, se for essa mesmo, que bom!", afirmou. 

Professores analisam quatro redações de candidatos do Enem

Alef Moraes, 19 anos, estudante de Porto Velho (RO), diz que também viu o burburinho pela internet e resolveu conferir. "Eu não sai da internet hoje, só pensando nessa nota e conferindo o site do Enem para ver se algo aparecia por lá", contou. Raissa França, que fez o Enem pela primeira vez este ano, conta que também já não consegue mais ver a nota.

Muitos estudantes reclamam do resultado, considerado abaixo do esperado por eles. "Consegui olhar a minha nota no período que apareceu. Tirei 560, até agora não consigo aceitar a nota, pois fazia oficinas de radação, fiz mais de 20 redações com correção e notas sempre superiores a 700, geralmente, acima de 900. Vários amigos da minha escola também estão na mesma situação. Os que viram estão apavorados, o que não viram, estão mais ainda", afirmou Thércio Leite ao iG por email.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou ter sido informado da possibilidade de conferir as notas por alguns estudantes, disse por meio da assessoria de imprensa. A nota das outras provas não apareceu para ninguém.

Ao iG , o Ministério da Educação informou que houve liberação das notas do Enem no momento em que o Inep estava carregando os resultados, mas disse que não é possível afirmar que os dados correspondem ao desempenho dos estudantes na prova de redação. O MEC recomendou que os candidatos esperem até sexta-feira de manhã, quando serão divulgados os resultados oficiais. O minitério informou ainda que o acesso às notas só foi possível com o nome, número de inscrição, CPF e senha do candidato e que não houve divulgação geral dos dados.

    Leia tudo sobre: Enem 2012Ensino médioinepmec

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG