Consulte o ranking do Enem por escola em 2011

Ministério da Educação divulgou a nota obtida por 10.076 colégios de ensino médio no exame do ano passado

iG São Paulo | - Atualizada às

A média obtida pelas escolas brasileiras no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  de 2011 já está disponível. O Ministério da Educação divulgou as notas de 10.076  instituições, que representam 40,6% do universo de escolas do País de ensino médio, nas quatro provas do exame – Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e Matemática – e na Redação (veja ranking abaixo).

Resultados: Possíveis cotistas da rede pública têm desempenho melhor que privada no Enem

Diferente de anos anteriores, a média total de cada instituição foi calculada com base apenas na média das provas objetivas, excluindo a redação. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a opção pela mudança no cálculo este ano  se deu porque as provas objetivas estão adequadas à Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a redação, não. Foi avaliado que misturar dois tipos de testes distorceria o resultado.

Escolas top 10: Colégios da elite do Enem têm poucas turmas e fazem vestibulinho

Foram excluídas da divulgação 1185 escolas que tiveram menos de 10 alunos no exame e outras 13.581 com taxa de participação de estudantes concluintes menor de 50%. Do total de escolas que receberam médias, 199 são federais, 4.968 estaduais, 111 municipais e 4.798 privadas.

Ao explicar os dados, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ponderou a importância das médias. "O Enem por escola é insuficiente como instrumento de avaliação do estabelecimento escolar porque há escolas com naturezas muito distintas", disse. 

As melhores

A instituição que obteve a maior nota é o Colégio Objetivo Integrado , com a média 737,15 nas provas objetivas. A escola de São Paulo sempre aparece nas primeiras posições do ranking do Enem, favorecida por uma pré-seleção: o colégio tem apenas uma turma de 42 alunos no terceiro ano, escolhidos entre os melhores do grupo Objetivo.

Veja também: As médias do Enem por escola em 2010

Em segundo e terceiro lugares estão dois colégios mineiros, o Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, e o Colégio Bernuolli - Unidade Lourdes, de Belo Horizonte. Em quarto está o Vertice , de São Paulo, seguido por Colégio Ari de Sá Cavalcante, de Fortaleza, no Ceará, Instituto Dom Barreto , de Teresina, no Piauí, e Integrado de Mogi das Cruzes Objetivo, de Mogi das Cruzes, em SP.

O primeiro colégio público da lista é federal, em oitavo lugar: Colégio Aplicação da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, com média 704,28. O Colégio Santo Antônio, de Belo Horizonte, e o São Bento, do Rio de Janeiro, completam a lista das 10 instituições com melhores médias nas provas objetivas.

Concorrência entre escolas: Colégio Etapa questiona ação publicitária do Objetivo

Se considerada a nota da redação, as melhores escolas são: Colégio Elite Vale do Aço, de Ipatinga, CEV Colégio Unidade Jockey, de Teresina, no Piauí, Objetivo Junior Colégio, de Taubaté, em São Paulo,  Colégio Cruzeiro Centro, no Rio de Janeiro, Escola Dinamis, do Rio de Janeiro, Colégio Bionatus, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, Sistema COC de Educação Unidade Álvares Cabral, de Ribeirão Preto, Colégio Andrews, do Rio (774,73), Colégio Bernoulli - Unidade Lourdes e Colégio Ari de Sá Cavalcante.

Públicas

Entre as 100 escolas com médias mais altas, apenas 10 são públicas - oito federais e duas estaduais. Além do Aplicação de Viçosa, se destacam na rede federal o Aplicação do Ceará da UFPE, o Instituto Federal - Câmpus Vitoria, o Colégio Militar de Belo Horizonte, o Militar de Porto Alegre, o Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, o Colégio Pedro II - Unidade Niteroi, e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Da rede estadual, estão entre os melhores o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e a Escola Técnica Estadual de São Paulo.

*Com reportagem de Priscilla Borges, iG Brasília

Consulte abaixo o ranking completo atualizado ou a nota da sua escola.

ATENÇÃO: para fazer a busca da sua escola, não coloque cedilha ou acentos gráficos (acento agudo, circunflexo ou til).




    Leia tudo sobre: EnemEnem por escolaensino médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG