Logística do Enem irá envolver mais de 566 mil pessoas

Exame Nacional do Ensino Médio deste ano será realizado em 15.076 locais de prova espalhados por 1.615 municípios em todo o território nacional

iG São Paulo |

O trabalho de logística da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) envolverá 566.617 pessoas em 15.076 locais de prova espalhados por 1.615 municípios por todo o Brasil. Tamanha mobilização tem como objetivo garantir o bom andamento da avaliação, que envolverá 5.791.291 estudantes brasileiros.

O Enem serve como oportunidade para o ingresso em universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou faculdades particulares, por meio de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Guia Enem 2012: Conheça todas as regras do exame no fim de semana

Espalhadas pelo território nacional, as provas serão distribuídas em 48.341 malotes e percorrerão 9.788 rotas, que compreendem 305 mil quilômetros. O transporte dos pacotes será feito por 2,2 mil veículos. Deste total de malotes, 10 mil deles serão lacrados eletronicamente , em uma ação inédita de segurança, que será testada pela primeira vez neste ano.

Antes do Enem: Descansar é a melhor estratégia para candidatos

A preocupação com a segurança no transporte e na realização dos exames é tão importante que irá mobilizar agentes do Exército, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária e da Polícia Militar, além de contar com a participação de quase 20 mil agentes de escolta das secretarias de Segurança Pública de todas as Unidades da Federação.

O Exame Nacional do Ensino Médio acontece nos dias 3 e 4 de novembro. As provas terão início às 13h (horário de Brasília) e atrasos não serão tolerados. No primeiro dia, os candidatos terão até 4h30 para realizar testes nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No dia seguinte, além da Redação, os participantes irão fazer o exame com as disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tempo total para esta prova será de 5h30.

    Leia tudo sobre: EnemEnsino Médio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG