O que é o Sisu

Entenda o que é e para que serve o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta do governo para selecionar alunos para universidades públicas com a nota do Enem

iG São Paulo

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é uma ferramenta criada pelo Ministério da Educação para selecionar alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) . Na prática, o Sisu funciona como um grande vestibular nacional, com milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do Brasil. As instituições de ensino aderem ao sistema e informam quantas vagas tem disponíveis.

O Sisu é uma página na internet na qual o estudante efetua sua inscrição e concorre a uma vaga no ensino superior. Para participar da seleção é preciso ter prestado o último Enem.

No sistema, o candidato pode escolher dois cursos de graduação. A cada dia, o Sisu divulga as notas de corte das carreiras e assim o estudante pode ter ideia se sua pontuação é suficiente para ser aprovado no curso pretendido. O candidato pode alterar as opções até o último dia de inscrição, escolhendo as que possui mais chances de conseguir a aprovação.

O Sisu calcula a nota do candidato de acordo com os pré-requisitos do curso pretendido e das políticas de ação afirmativa, que concedem bônus a candidatos negros, indígenas ou ex-alunos de escolas públicas, por exemplo. Há cursos que dão mais peso para a redação, ou para uma das provas de múltipla escolha. A nota será gerada pelo sistema e mostrada ao candidato.

O Sisu realiza duas chamadas. Por fim, convoca os candidatos restantes a participarem de uma lista de espera, caso não tenham sido aprovados. Os estudantes que manifestarem interesse em participar desta lista são convocados pelas próprias universidades, se as vagas não forem preenchidas.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG