Consulte o ranking de escolas do Enem 2009

iG elaborou o ranking de todas as instituições de ensino que participaram da prova do Ministério da Educação

iG São Paulo | 19/07/2010 11:27

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios



O iG elaborou o ranking dos melhores e dos piores desempenhos no Enem 2009 com base nas médias totais de cada escola. Esse critério considera as médias das notas dos alunos nas provas objetivas (nas quatro áreas do conhecimento) e na redação.

>> Veja também o ranking das escolas no Enem 2010

Foram consideradas somente as notas do ensino médio regular. Nos casos em que menos de dez alunos fizeram a redação, não há nota global disponível, por isso, não foram considerados no ranking do iG. O mesmo acontece com as escolas cuja taxas de participação – relação entre o número de matriculados no terceiro ano na escola e a quantidade de participantes no Enem – foi inferior a 2%. Elas e as escolas em que menos de dez participantes participaram do exame também estão fora da lista, pois não tiveram médias totais divulgadas.

Os resultados das médias obtidas pelas 25.484 escolas que oferecem ensino médio regular e participaram da avaliação serão liberados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta segunda-feira. Do total – um número 5% maior em relação a 2008, quando 24.253 escolas participaram do Enem –, 17.898 obtiveram médias globais. Desses, 17.882 tinha, pelo menos, dez alunos matriculados no ensino médio.

As notas das escolas que oferecem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) - o antigo supletivo - também foram divulgadas pelo Inep. As regras para as médias globais são as mesmas. Ao todo, 7.670 colégios participaram do Enem, mas 1,4 mil tiveram notas das provas objetivas e redação. O desempenho de todas as escolas, inclusive as que não obtiveram médias globais podem ser conferidas na tabela abaixo.

ATENÇÃO: para fazer a busca da sua escola, não coloque cedilha ou acentos gráficos (acento agudo, circunflexo ou til).

OBS: O ranking do Enem 2009, divulgado em 19 de julho, foi alterado posteriormente por decisão da Justiça, que revisou as notas e incluiu o Colégio Integrado Objetivo na lista, com a segunda melhor média geral. Esta nota leva em conta os dados da primeira divulgação do ranking, mas o mapa e a ferramenta abaixo foram atualizados.

Entenda o que é o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado pelo Ministério da Educação em 1998 para avaliar a qualidade do ensino oferecido no País. Os estudantes não são obrigados a participar, mas atualmente a nota do exame é utilizada para o ingresso em universidades federais e estaduais.

A avaliação é composta de 180 questões de múltipla escolha sobre ciências da natureza, (química e biologia), matemáticas e suas tecnologias (matemática e física), linguagens e códigos (língua portuguesa) e uma redação. Neste ano (2010), pela primeira vez, o Enem terá questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol). As provas serão aplicadas em dois dias: 6 e 7 de novembro.

Confira outros rankings e ferramentas de Educação no iG:

Ranking dos cursos superiores em 2009
Ranking das instituições de ensino superior
Ranking do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa)
Notas dos programas de pós-graduação em 2010
Ideb das escolas até a 4ª série
Ideb das escolas de 5ª a 8ª séries
Todos os rankings do iG Educação

Texto:
enviar por e-mail
* campos são obrigatórios
corrigir
* campos obrigatórios

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG


Ver de novo