Decisão de prorrogação foi tomada para não prejudicar os candidatos e instituições, já que cerca de 400 mil inscrições ainda não estavam concluídas

Fies 2018 encerra inscrições hoje, após prazo ser prorrogado: candidatos devem se inscrever até as 23h59
Isabelle Araújo/MEC
Fies 2018 encerra inscrições hoje, após prazo ser prorrogado: candidatos devem se inscrever até as 23h59

Embora o  Ministério da Educação (MEC) tenha decidido, no meio da semana, prorrogar o período de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies 2018) referente ao primeiro semestre deste ano, o prazo vai terminar às 23h59 desta sexta-feira (2).

Fies 2018 incentiva o estudo em instituições de ensino superior particulares, com base na entrega de créditos aos estudantes, ajudando-os a arcar com os custos das mensalidades. 

De acordo com o MEC, a decisão de prorrogação foi tomada para não prejudicar os candidatos e instituições, já que cerca de 400 mil inscrições ainda se encontravam em fase de preenchimento no Sistema de Seleção do Fies.

O prazo inicial para as inscrições terminava na última quarta-feira (28). Em nota, Vicente Almeida, diretor de políticas e programas de educação superior do MEC, explicou que "a decisão foi tomada para não prejudicar os candidatos e instituições"

Afinal, "cerca de 400.000 inscrições ainda se encontravam na fase de preenchimento no Sistema de Seleção do Fies”. Até as 17h da quarta, o sistema havia registrado apenas 387.488 inscrições concluídas e 427.431 inscrições em andamento. 

Inscríções

Pode se inscrever no Fies o estudante que tiver média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que não tenha tirado nota zero na redação. Outra exigência é se encaixar dentro dos limites de faixa de renda estabelecidos para o programa.

Para se inscrever, é necessário acesso ao site do programa , clicar em "Primeiro Acesso" e seguir as orientações, usando o número do CPF e da data de nascimento do estudante. 

Ao concluir a inscrição, o estudante será convidado a escolher uma das modalidades do Fies e, em seguida, selecionar até três opções de curso.

Resultados 

Para esta edição, serão ofertadas 155 mil vagas. No total, em 2018, o número chegará a 310 mil vagas. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Leia também: Acaba hoje o prazo para entrega de documentos dos convocados no Prouni 2018

Os resultados do Fies 2018 serão publicados oficialmente no dia 5 de março de 2018 para a modalidade Fies (a clássica). Para o P-Fies (nova modalidade, com matrículas financiadas por bancos), a lista de aprovados sairá no dia 12 de março.

* Com informações da Agência Brasil.

    Leia tudo sobre: fies enem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.