Candidatos vão realizar parte da prova Encceja no período da manhã e a outra parte no período da tarde
Marcos Santos/USP Imagens
Candidatos vão realizar parte da prova Encceja no período da manhã e a outra parte no período da tarde

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil ocorrerá neste domingo (19) , e os candidatos devem ficar atentos para não errar os horários das provas, já que o exame será aplicado em dois turnos.

Destinado a conferir o certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio, o Encceja começa no período matutino. Os portões serão abertos às 8h e fechados às 8h45, de acordo com o horário de Brasília. O exame terá início às 9h e encerrará às 13h. Neste período, serão abordadas 30 questões de ciências naturais, história e geografia para o ensino fundamental. Já para o ensino médio, as 30 questões serão sobre ciências da natureza e suas tecnologias, também de ciências humanas e suas tecnologias.

No turno da tarde, os portões abrirão às 14h e fecharão às 15h15, ainda conforme o horário de Brasília. As provas começarão às 15h30 e terminarão às 20h30. Para candidatos do ensino fundamental, será a vez de responder 30 questões de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, além de escrever a redação. Aqueles do ensino médio responderão 30 questões de linguagens e códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Leia também: Mulheres e negros são quem mais buscam diploma do ensino médio

Fusos horários

Seguem horário igual ao de Brasília: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. As variações são registradas nos demais estados. Em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, os portões abrirão às 7h e fecharão às 7h45, e, posteriormente, abrirão às 13h30 e fecharão às 14h15.

No Acre, os estudantes poderão entrar das 5h às 5h45 no turno da manhã. À tarde, das 11h30 às 12h15. Amazonas, Rondônia e Roraima terão portões abertos às 6h e fechados às 6h45 e, à tarde, reabertos às 12h30, fechando-se às 13h15.

A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo pessoas privadas de liberdade que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. As provas para os detentos ocorrerão no dia 19 de dezembro.

Leia também: Em São Paulo, Etecs abrem inscrições para Vestibulinho 2018

Para obter a certificação do ensino fundamental por meio do Encceja, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. Já a certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!