Protesto no Rio de Janeiro foi motivado pela suspensão do passe livre estudantil a alunos de colégios federais
Reprodução/Facebook
Protesto no Rio de Janeiro foi motivado pela suspensão do passe livre estudantil a alunos de colégios federais

Estudantes de colégios federais no Rio de Janeiro realizaram nesta segunda-feira (14) um protesto contra a decisão da Secretaria de Estado de Educação de suspender o repasse de recursos para pagamento do passe livre estudantil dos alunos da rede federal a partir do ano que vem.

Leia também: Por falta de recursos, Uerj retira prova discursiva de Português do vestibular

O protesto teve início na Praça da Bandeira e seguiu até o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), no Maracanã, onde entregaram uma carta de repúdio aos reitores das escolas afetadas. A medida pode afetar 26 mil estudantes.

Aluno do Colégio Pedro II e membro do Conselho Superior da escola, Rodrigo Cortines disse que o passe livre significa a possibilidade concreta do acesso à educação para a maioria dos estudantes da rede.

“O passe livre, que na verdade não é livre, pois tem limite de passagem, é a forma que temos de chegar até o colégio. Na rede federal, muitos alunos vêm de outras cidades e esses estudantes se tivessem que pagar a passagem gastariam hoje cerca de R$ 300 a R$ 400 por mês só de passagem. Isso é inviável para eles”, declarou.

Resolução

A Secretaria de Educação publicou no dia 27 de julho, no Diário Oficial do Estado, a resolução que transfere para a União ou para as próprias escolas federais a obrigação de “arcarem com a respectiva despesa ou criarem procedimentos de repasse junto às unidades escolares”, a partir de 1º de janeiro do ano que vem.

Leia também: Professores da Uerj fazem manifestação contra atraso nos salários

O secretário de Educação, Wagner Victer, justificou a medida afirmando que “o princípio federativo delimita as atribuições afetas a cada ente integrante da Federação e que, de acordo com o parecer da Procuradoria Geral do Estado, compete à União custear o transporte público da rede de ensino federal”.

O fim da gratuidade havia sido anunciado em maio, mas foi suspenso por liminar da Justiça, a pedido da Defensoria Pública do Estado. Autora da ação, a defensora pública Eufrasia Maria Souza das Virgens explicou que a Defensoria tem organizado reuniões entre os entes envolvidos para garantir que a obrigação de repasse de recursos seja assumida pelo governo federal sem prejudicar os estudantes .

Leia também: Após incêndio, alunos da UFRJ são transferidos para hotel no Rio de Janeiro

Uma reunião foi marcada para amanhã no auditório da Defensoria com representantes da Secretaria de Educação, dos Ministérios Públicos Estadual e federal, da Defensoria da União para tratar desse processo de transição. A Secretaria de Educação informou que a responsabilidade tanto do benefício quanto de sua continuidade é de exclusiva responsabilidade do gestor da unidade escolar federal. Até a publicação desta matéria, o Ministério da Educação ainda não havia se posicionado sobre o protesto motivado pelo fim do passe livre .


* Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!