Ferramenta criada pelo iG permite pesquisar avaliação pelo nome ou sigla da instituição, posição no ranking nacional ou carreira

As notas dos 7.576 cursos superiores avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2011 podem ser consultadas em ferramenta criada pelo iG , que também elabora um ranking das melhores e piores graduações. A lista é baseada na avaliação realizada pelo Ministério da Educação, que elabora o índice chamado Conceito Preliminar de Curso (CPC), levando em conta o rendimento dos alunos, infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente.

Outro ranking: Consulte o desempenho das instituições de ensino superior de 2011

Análise da avaliação:  Cursos das instituições privadas melhoram mais que públicas em três anos

Os conceitos de 1 e 2 são considerados desempenho insatisfatório; 3, razoável; e 4 e 5, bom. A listagem pode ser filtrada pelo nome da instituição ou pela sigla.

Foram avaliados em 2011 as graduações de bacharelado e licenciatura em biologia, ciências sociais, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia, química, licenciatura em educação física, arquitetura e urbanismo, licenciatura em artes visuais, computação; oito grupos de diversos cursos de engenharia e cursos tecnológicos das áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial. Somente a nota desses cursos aparece no ranking.

Veja também: o ranking de cursos avaliados no Enade 2010

Algumas universidades, como é o caso da Universidade de São Paulo (USP), não aderiram ao Enade e não são avaliadas. Faculdades e centros educacionais não têm autonomia para escolher e são obrigadas a participar. Unidades com cursos não reconhecidos até 30 de setembro de 2012 recebem a indicação NR na tabela.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.