Universidade da Califórnia adere à plataforma online de Harvard e MIT

Conheça os sete cursos grátis que serão oferecidos neste semestre via internet pelo edX

Porvir |

O edX, plataforma online lançada em uma parceria entre Harvard e MIT , fez nesta terça-feira um anúncio duplo: apresentou os sete cursos que vai oferecer a partir do site neste semestre e divulgou a adesão de mais uma instituição top à iniciativa: a Universidade da Califórnia, Berkeley, considerada a melhor universidade pública dos EUA neste ano pela US News & World Report.

Leia também: Cursos online gratuitos mudam mercado do ensino superior nos EUA

Oficialmente, o edX começa a oferecer os primeiros cursos neste semestre. O curso piloto, que vai servir de modelo para os próximos, foi o de circuitos e eletrônica, dado pelo MIT no primeiro semestre e que está novamente disponível agora. O curso teve 155 mil inscritos e pouco mais de 7.000 concluintes em vários países do mundo .

A notícia de que a UC Berkeley também vai oferecer cursos nesse primeiro semestre do edX foi comemorada por Robert J. Birgeneau, chanceler da universidade. “Nós estamos comprometidos com a educação online de excelência, com o objetivo de levar a educação superior para longe e melhorar a qualidade da que é oferecida no câmpus. Nós compartilhamos a visão que MIT e Harvard têm e também acreditamos na colaboração com esse modelo sem fins lucrativos.”

Para L. Rafael Reif, presidente do MIT, a entrada da UC Berkeley no grupo, que está sendo chamado de “X Universities”, aumenta o alcance da iniciativa. “O MIT já está vendo os benefícios da parceria com Harvard e esperamos poder trabalhar com os nossos colegas de Berkeley para explorar o futuro da educação. Juntos, estamos certos de que conseguiremos enriquecer o aprendizado em casa e também alcançar alunos bem longe dos nossos câmpus.”

De acordo com o site do edX , mais de 120 universidades demonstraram interesse em ser uma “X University”. Em breve, a intenção é que outras instituições participem do consórcio, que servirá não apenas para ofertar cursos, mas também como um espaço para trocar experiências e melhorar o aprendizado online.

Por enquanto, as três universidades estão oferecendo sete cursos, todos com inscrições abertas: saúde em números e ciência da computação (Harvard); introdução à ciência da computação e à programação, circuito e eletrônica, introdução à química sólida (MIT); inteligência artificial e software como serviço (UC Berkeley). Para se inscrever, basta preencher um cadastro simples na disciplina desejada. As disciplinas começam entre setembro e outubro e terminam entre novembro e abril. Algumas têm pré-requisitos, como conhecimentos matemáticos ou de programação e outras não exigem nenhum.

Para se inscrever, acesse: https://www.edx.org/

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG