David Bowie lança single inédito e anuncia novo álbum

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Cantor britânico, que completa 66 anos nesta terça-feira (8), lançará em março seu primeiro trabalho em dez anos; veja o clipe de "Where Are We Now?"

O cantor David Bowie anunciou nesta terça-feira (8), dia em que completa 66 anos, que em março lançará seu primeiro álbum inédito em dez anos. O primeiro single, "Where Are We Now?", teve clipe divulgado pela Sony Music e já está disponível para download no iTunes.

Veja o clipe de "Where Are We Now?":

O álbum "The Next Day" terá 14 faixas e uma versão de luxo com três canções extras. O lançamento será em 8 de março na Austrália, 11 de março no Reino Unido e na maior parte dos países, e 12 de março nos Estados Unidos.

O último disco de Bowie, "Reality", foi lançado em 2003. No ano seguinte, ele fez sua última turnê. A última apresentação ao vivo foi em 2006. Depois disso, Bowie permaneceu afastado dos holofotes.

Elvis x Bowie: Compare as carreiras dos dois músicos, que nasceram em 8 de janeiro

"Recentemente, o silêncio [de Bowie] só foi quebrado por especulações, rumores e pensamentos positivos", diz o comunicado divulgado no site oficial do cantor nesta quarta.

"Um novo álbum...quem diria! Quem sonharia com isso! Afinal, David é o tipo de artista que compõe e apresenta o que quer, quando quer, quando tem algo a dizer e não algo para vender. Hoje ele definitivamente tem algo a dizer", acrescenta o texto.

O lançamento causou furor no Twitter, com diversos artistas e fãs exaltando a nova canção. O filho de Bowie, o diretor de cinema Duncan Jones, se derreteu em elogios: ''Seria incrível se vocês todos puderem espalhar a notícia sobre o disco do pai. O primeiro em dez anos e é dos bons!''

AP
David Bowie, em foto de 2007

A nova faixa foi gravada em Nova York, onde Bowie reside, e produzida pelo colaborador de longa data do cantor, Tony Visconti, com quem trabalhou em clássicos como "The Man Who Sold the World", "Scary Monsters", "Low" e "Heroes".

"Where Are We Now?" é uma balada simples, na qual Bowie canta em tom melancólico sobre um tema de piano que vai sendo construído lentamente. A música traz várias referências à cidade de Berlim, onde Bowie e Visconti produziram uma trilogia de álbuns aclamados, "Low", "Heroes" e "Lodger", na década de 1970.

Siga o iG Cultura no Twitter

A letra faz referências a locais de Berlim, como Potsdamer Platz e Nuremberg Strasse, lugares que ele visitou quando gravou esses discos. 

O vídeo de "Where Are We Now?" foi dirigido pelo artista multimídia e autor de instalações Tony Oursler. O clipe traz referências ao período do cantor em Berlim e mostra o rosto de Bowie projetado no corpo de um boneco. O rosto de uma mulher é projetado no boneco ao lado dele.

Veja a lista de faixas de "The Next Day":

'The Next Day'
'Dirty Boys'
'The Stars (Are Out Tonight)'
'Love Is Lost'
'Where Are We Now?'
'Valentine's Day'
'If You Can See Me'
'I'd Rather Be High'
'Boss Of Me'
'Dancing Out In Space'
'How Does The Grass Grow'
'(You Will) Set The World On Fire'
'You Feel So Lonely You Could Die'
'Heat'

Faixas-bônus:

'So She'
'I'll Take You There'
'Plan'

* Com informações da BBC

Leia tudo sobre: david bowie

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas