José Saramago em frases e números

Autor de "Ensaio Sobre a Cegueira" e "Caim" completaria 90 anos nesta sexta-feira

iG São Paulo |

Único escritor da língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura, o português José Saramago completaria 90 anos nesta sexta (16).

Filho de agricultores, José de Sousa Saramago nasceu na vila de Azinhaga, interior de Portugal. Seu primeiro romance, "Terra do Pecado" (1947), foi publicado quando o autor tinha 25 anos. O segundo, "Manual de Pintura e Caligrafia" (1977), só surgiria três décadas mais tarde.

Siga o iG Cultura no Twitter

Desenvolvedor de um estilo de escrita peculiar, Saramago ficou conhecido por utilizar frases e períodos compridos, com as falas das personagens inseridas nos parágrafos que as antecedem e subvertendo as regras de pontuação - muitas de suas frases ocupam mais de uma página.

Ateu, Saramago trata em seus trabalhos dos temas mais diversos - a separação geográfica da Península Ibérica do continente europeu aparece em "A Jangada de Pedra" (1986), e o Cristo se revolta contra o destino de "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" (1991).

Leia também: "Clarabóia", o livro perdido de Saramago, é lançado na Espanha

José Saramago morreu em 18 de Junho de 2010 , aos 87 anos, vítima de leucemia crónica. O autor estava em sua casa em Lanzarote, na Espanha, onde vivia com a mulher Pilar del Rio. Suas cinzas foram depositadas aos pés de uma oliveira, em Lisboa, um ano após a sua morte.


    Leia tudo sobre: José Saramagoliteratura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG