Morre no Rio, aos 86 anos, o escritor Autran Dourado

O livro "Ópera dos Mortos", de 1967, foi listado pela Unesco como um dos mais representativos da literatura mundial

iG Rio de Janeiro |

Divulgação
O escritor mineiro Autran Dourado (1926-2012)

Morreu na manhã deste domingo (30) o escritor Autran Dourado. Ele tinha 86 anos e estava em casa, após passar três meses internado devido a problemas respiratórios. O corpo do escritor foi enterrado no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. 

Siga o iG Cultura no Twitter

Waldomiro Freitas Autran Dourado nasceu em Patos de Minas, em Minas Gerais, em 1926. Ainda na juventude, recebeu seu primeiro prêmio literário pelo conto "O Canivete do Diabo".

Entre suas obras, destaque para "O Risco do Bordado", de 1970, ganhador do prêmio Pen Club do Brasil, e "As Imaginações Pecaminosas", vencedor do Prêmio Goethe de Literatura do Brasil, em 1981, e do Prêmio Jabuti, em 1982.

Publicada originalmente em 1967, "Ópera dos Mortos", sua obra mais conhecida, foi listada pela Unesco como uma das representativas da literatura mundial. Já o romance "Uma Vida de Segredo" foi adaptado para o cinema em 2001, com direção de Suzana Amaral e Sabrina Greve no papel prinicipal.

Autran Dourado foi reconhecido com o Prêmio Camões, em 2000, pelo conjunto de sua obra, em uma iniciativa conjunta dos governos do Brasil e de Portugal, e finalmente foi o vencedor do Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2008.

Estudou direito e trabalhou com jornalista, profissão que o levou ao cargo de secretário de Imprensa do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, de 1958 a 1961.

O escritor mantinha uma conta no Twitter, onde publicou, no dia 21 de setembro, uma de suas últimas frases: "Escrever é uma imitação. A gente escreve feito um menino que vê o livro como um brinquedo e pensa ah, eu quero um".

* com informações das agências Estado e Brasil

    Leia tudo sobre: autran douradoópera dos mortosliteraturamorte

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG