O cinema de espionagem em dez filmes marcantes

Lista elaborada pelo iG tem clássico de Hitchcock, franquia "Missão Impossível" e o exagerado Austin Powers

iG São Paulo |

Ao lado de "Missão Impossível: Protocolo Fantasma" , a estreia de "O Espião que Sabia Demais" , suspense estrelado por Gary Oldman e adaptado de livro de John le Carré, joga luz sobre os filmes de espionagem.

Apesar de surgir no início do século passado, com filmes mudos como "The German Spy Peril" (1914) e "Spione" (1928), este último de Fritz Lang, o gênero de espionagem ganhou força durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e no período conhecido como Guerra Fria (1946-1991).

Divulgação
O ator Gary Oldman em cena do filme britânico de espionagem "O Espião que Sabia Demais"
Abaixo, veja dez filmes de espionagem que marcaram o cinema.

Intriga Internacional (1959)

História de troca de identidade, em "Intriga Internacional" o ator Cary Grant interpreta o executivo Roger Thornhill. Após ser confundido com um espião, ele passa a ser perseguido por uma organização secreta, que o acusa de ter roubado informações do governo. Tanto a cena da perseguição com o avião no deserto quanto seu clímax, no Monte Rushmore, estão entre os momentos marcantes dos filmes de Alfred Hitchcock e do cinema.

null

O Terceiro Homem (1949)

Escrito pelo roteirista Graham Greene, autor dos suspenses "Nosso Homem em Havana" e "O Americano Tranquilo", o filme noir "O Terceiro Homem" conta como o escritor Holly Martins (Joseph Cotten) se envolve no mistério da morte de seu amigo, Harry Lime (Orson Welles), na Viena pós-Segunda Guerra. Marcada por reviravoltas, a produção popularizou o tema tocado pelo músico Anton Karas em uma cítara.

Divulgação
Robert Redford em "Três Dias do Condor"
Três Dias do Condor (1975)

Adaptação do romance "Six Days of the Condor", de James Grady, "Três Dias do Condor" conta a história de Joseph Turner (Robert Redford), funcionário da CIA que escapa de um massacre em seu escritório e passa a fugir da própria agência de espionagem. Sem saber o motivo pelo qual querem matá-lo, ele conta com a ajuda de uma fotógrafa para investigar um esquema criminoso envolvendo a tomada de postos petrolíferos no Oriente Médio.

Leia também: "O Espião que Sabia Demais" tem mistério e suspense na dose certa

007 Contra o Satânico Dr. No (1962)

Primeiro filme da franquia do agente secreto James Bond, "007 Contra o Satânico Dr. No" foi responsável pelo sucesso mundial do personagem criado por Ian Fleming. Com Sean Connery no papel principal, o filme conta como o espião britânico descobre o plano de destruição do programa espacial dos EUA criado por um cientista recluso. A produção popularizou aspectos marcantes da série, como as bond girls, as engenhocas do agente e a sua frase de apresentação ("Meu nome é Bond... James Bond").

null

O Ultimato Bourne (2007)

Último filme da trilogia estrelada por Matt Damon, "O Ultimato Bourne" traz Jason Bourne, o ex-super agente da CIA, que investiga a agência após ser acusado de um crime que não cometeu. No processo o espião descobre a existência de um novo projeto para a criação de matadores como ele. Novamente Bourne precisa eliminar pessoas de seu passado e desaparecer do mapa.

Divulgação
O ator Mike Myers como o espião Austin Powers
Austin Powers - Um Agente Nada Discreto (1997)

Escrita e estrelada pelo humorista Mike Myers, a comédia "Austin Powers - Um Agente Nada Discreto" brinca com o mundo da espionagem da década de 1960, utilizando a moda e os costumes do período para satirizar o personagem James Bond. Na trama, Austin é congelado e retorna em 1997, assim que seu inimigo, Dr. Evil, retorna para ameaçar os governos do mundo. O sucesso do longa garantiu suas duas sequências: "O Agente 'Bond' Cama" (1999) e "O Homem do Membro de Ouro" (2002).

Siga o iG Cultura no Twitter

Missão Impossível (1996)

Baseado na série de TV homônima, "Missão Impossível" ganhou uma nova roupagem com o ator Tom Cruise no papel do agente secreto Ethan Hunt. Em sua primeira aventura, é acusado de traição após cair numa emboscada. Para tentar limpar seu nome, ele monta uma equipe de renegados e parte em busca do espião duplo que está negociando uma lista com os dados de agentes para um contrabandista de armas.

null

A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)

Baseado no livro homônimo de Tom Clancy, "A Caçada ao Outubro Vermelho" é mais um capítulo da história do analista da CIA Jack Ryan, que também protagoniza as tramas de "Jogos Patrióticos", "Perigo Real e Imediato" e "A Soma de Todos os Medos". No longa, Ryan, papel de Alec Baldwin, se depara com uma crise quando o submarino nuclear russo Outubro Vermelho, comandado pelo Capitão Ramius (Sean Connery), é caçado por seus compatriotas após desertar.

Quebra de Confiança (2007)

Inspirado na história real do agente do FBI Robert Hanssen, acusado de espionagem para a União Soviética por duas décadas, "Quebra de Confiança" mostra como a polícia federal norte-americana consegue capturar um de seus próprios homens. Com Chris Cooper no papel do espião, o filme retrata a operação que derrubou Hanssen pouco antes de sua aposentadoria.

Top Secret! – Superconfidencial (1984)

Paródia dos filmes de espionagem ambientados na Segunda Guerra Mundial, em "Top Secret! – Superconfidencial" o ator Val Kilmer interpreta Nick Rivers, um cantor de rock norte-americano que acaba envolvido com a Resistência Francesa em sua passagem pela Alemanha. Repleta de cenas absurdas, a comédia ficou marcada por cenas como o disfarce de vaca utilizado pelo líder da resistência e seu braço direito.

null

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG