10 curiosidades sobre o Oscar 2014

Por iG São Paulo |

Texto

Jennifer Lawrence virou a mais jovem atriz a receber três indicações ao prêmio; veja mais

Novatos, veteranos e até recordistas estão entre os indicados ao Oscar 2014, anunciados nesta quinta-feira (16). Os prêmios serão entregues em 2 de março, durante cerimônia comandada pela apresentadora Ellen DeGeneres.

Leia também: "Gravidade" e "Trapaça" lideram indicações ao Oscar 2014

Veja algumas curiosidades sobre a 86ª edição do Oscar.

Novatos x veteranos: Oito atores estão recebendo a primeira indicação ao prêmio: Chiwetel Ejiofor, Matthew McConaughey, Barkhad Abdi, Michael Fassbender, Jared Leto , Sally Hawkins, Lupita Nyong'o e June Squibb.

Por outro lado, sete dos atores indicados em 2014 já levaram estatuetas para casa em prêmios anteriores. São eles: Christian Bale, Cate Blanchett, Sandra Bullock, Judi Dench, Meryl Streep, Jennifer Lawrence e Julia Roberts.

Jennifer Lawrence, de 'Trapaça', é a mais jovem atriz a ter 3 indicações ao Oscar. Foto: DivulgaçãoChiwetel Ejiofor, de '12 Anos de Escravidão', é um dos atores indicados pela primeira vez ao Oscar. Foto: APCom 'Trapaça', David O. Russell está indicado em todas as principais categorias do Oscar. Foto: APRecordista, Woody Allen ("Blue Jasmine") recebeu a 16ª indicação a melhor roteiro. Foto: DivulgaçãoMegan Ellison produziu dois indicados a melhor filme: 'Trapaça' e 'Ela'. Foto: Getty ImagesHayao Miyazaki recebeu sua terceira indicação ao Oscar de animação. Foto: APThomas Newman, que concorre a trilha sonora, elevou para 88 o total de indicações de sua família. Foto: AP

Dobradinha: Três atores indicados neste ano tinham sido lembrados pela Academia no ano passado: Bradley Cooper, Amy Adams e Jennifer Lawrence (que saiu vencedora por "O Lado Bom da Vida"). Todos estão no elenco de "Trapaça".

Trilogia: Aos 23 anos, Jennifer Lawrence se tornou a mais jovem atriz a ter três indicações ao Oscar. Teresa Wright, que mantinha o recorde até então, tinha 24 anos quando recebeu a terceira indicação, em 1942.

Multicategorias: No ano passado, "O Lado Bom da Vida", de David O. Russell, tinha sido o primeiro longa desde "Reds" (1981) a conseguir indicações para melhor filme, direção, roteiro e todas as quatro categorias de atuação. Em 2014, Russell repetiu o feito com "Trapaça".

Girl power: Produtora de "Trapaça" e "Ela", Megan Ellison é a primeira mulher e apenas a quarta pessoa a receber duas indicações a melhor filme no mesmo ano desde 1951 (até então, apenas um produtor poderia concorrer por cada longa).

AP
Meryl Streep recebeu sua 18ª indicação ao Oscar por 'Álbum de Família'

Os outros três são Scott Rudin (indicado em 2010 por "A Rede Social" e "Bravura Indômita") e Francis Ford Coppola e Fred Roos (que concorreram em 1974 com "O Poderoso Chefão 2" e "A Conversação").

Siga o iG Cultura no Twitter

O caso de Coppola e Roos é ainda mais impressionante porque, na época, a categoria melhor filme só podia ter cinco indicados.

Campeões: Protagonista de "Álbum de Família", Meryl Streep concorre ao Oscar pela 18ª vez e continua sendo a "performer" mais indicada da história - tanto entre atrizes quanto atores. Woody Allen mantém o recorde entre os roteiristas - ele recebeu a 16ª indicação da carreira por "Blue Jasmine".

A trilha sonora de "A Menina que Roubava Livros" rendeu a 44ª indicação de John Williams na categoria e a 49ª de sua carreira. Com isso, ele consolida ainda mais o título de pessoa viva mais indicada ao Oscar (só Walt Disney, que morreu em 1966, tem mais do que ele: 59).

Em família: Concorrendo pela trilha sonora de "Walt nos Bastidores de Mary Poppins", o compositor Thomas Newman elevou para 88 o número de indicações de sua família (Alfred, Lionel, Emil, Thomas, David e Randy Newman). Nenhum outro clã de Hollywood supera essa marca.

Rei da animação: O diretor japonês Hayao Miyazaki concorre ao Oscar de animação pela terceira vez, com "Vidas ao Vento". É o recorde desde 2001, quando a categoria foi criada.

Divulgação
Imagem do filme "L'Image Manquante"

Língua estrangeira: "L'Image Manquant" (ou "The Missing Picture", no título em inglês) é o primeiro longa do Camboja a concorrer a melhor filme estrangeiro. É, também, o segundo documentário a disputar a categoria, após "Valsa com Bashir", de 2008.

Dupla vitória: Em 2001, Catherine Martin ganhou o Oscar de direção de arte e de figurino por "Moulin Rouge". Neste ano, concorre novamente nas duas categorias por "O Grande Gatsby".

Ela é apenas a segunda pessoa na história que conseguiu, mais de uma vez, ser indicadas nestas duas categorias no mesmo ano. Piero Gherardi recebeu a dupla indicação três vezes: em 1961, 1963 e 1966, sempre por filmes de Federico Fellini.

Leia tudo sobre: oscarcinemaoscar 2014cinema
Texto

notícias relacionadas