Halloween: Escolha um tema e faça sua maratona de filmes de terror

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Seleção do iG tem histórias de possessão, casas mal-assombradas e "terrir"

Maratonas de filmes de terror são uma boa forma de passar o Halloween, celebrado nesta quinta-feira. De histórias de possessão à casas mal-assombradas, o cinema está cheio de opções para quem quer levar uns bons sustos antes mesmo de sair de casa.

Leia também: Sete filmes de terror inspirados em histórias reais

O iG selecionou seis temas para maratonas de filmes de terror, cada um com três filmes cada. Só vale lembrar que, apesar que serem citados em apenas uma categoria, alguns longas poderiam estar em várias.

Veja a seguir as maratonas montadas pelo iG:

Imagem do filme 'O Exorcista'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'M - O Vampiro de Dusseldorf'. Foto: DivulgaçãoMichael Myers, da série de filmes 'Halloween'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Jogos Mortais'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'A Morte do Demônio'. Foto: DivulgaçãoImagem do filme 'Terror em Amityville'. Foto: Divulgação

- Filmes de possessão

Nos longas de terror, bater portas e arrastar cadeiras não basta para os espíritos e demônios. Isto é apenas o começo para algumas dessas forças malignas, que logo passam a habitar o corpo de suas vítimas.

Esse é o caso da jovem Regan em "O Exorcista" (1973), que perde o domínio de seu próprio corpo para o demônio Pazuzu e passa a se mutilar e levitar. Para completar a maratona, assista "O Exorcismo de Emily Rose" (2005) e "A Morte do Demônio" (2013).

- Filmes que se passam no Halloween

O clima de sustos e travessuras que acompanha o final de outubro é ideal para que alguma coisa ruim aconteça de verdade. Para os longas de terror, é a época perfeita para assassinatos em série, fantasmas e criaturas sobrenaturais.

Em “Halloween” (1978), como já indica o título, a data foi escolhida por Michael Myers para voltar à sua cidade e começar uma onda de brutais assassinatos. Para completar a maratona, veja também “Contos do Dia das Bruxas” (2007) e "Possuída" (2000).

- Terror em preto e branco

A maneira como os filmes assustam a plateia vem mudando muito ao longo da história do cinema. Sem cores ou grandes efeitos especiais, os longas em preto e branco contavam muito mais com suspense, atmosfera e som para assustar.

O assovio que marca o assassino de crianças de “M – O Vampiro de Dusseldorf” (1939) é um ótimo exemplo que como criar uma atmosfera assustadora usando apenas sons, não cores. Outros bons exemplos são “Mensageiro do Diabo” (1955) e “A Noite dos Mortos Vivos” (1968)

Divulgação
Cena do filme 'A Noite dos Mortos-Vivos', de George A. Romero

- Os mais sangrentos

Deixando o suspense em segundo plano, alguns filmes de terror encontram na violência gráfica a melhor forma de chocar a assustar o público. Nesses longas, não faltam sangue, corpos desmembrados e gritos ensurdecedores.

Aliando bem o suspense a cenas explícitas de violência, “Jogos Mortais” (2004) conta a história de um assassino que acredita ajudar suas vítimas ao fazê-las enfrentar um jogo de vida ou morte. Para completar a maratona, assista “O Massacre da Serra Elétrica” (1974) e “Rejeitados Pelo Diabo” (2005).

-“Terrir”

Ir do assustador ao cômico, fazendo com que a plateia fique apreensiva para logo em seguida dar risada, é o grande mérito dos filmes desse tema. Mas não se engane: não quer dizer que as cenas de terror vão ser fracas ou menos impactantes.

Leia também: Década a década, veja evolução do filme de terror

Um dos melhores exemplos de ‘terrir’ está em “Uma Noite Alucinante” (1987). No filme, um grupo de amigos presos em uma cabana são assombrados por demônios ao mesmo tempo assustadores e engraçados. Outros bons exemplos são “Arraste-me Para o Inferno” (2009) e “O Segredo da Cabana” (2012).

- Casa Mal-Assombrada

Supostamente o local mais seguro para uma família, a casa às vezes se torna o cenário dos acontecimentos mais macabros. Nestes filmes, a maioria dos eventos acontecem porque os antigos residentes do local não conseguem abandoná-lo nem mesmo depois da morte.

“Terror em Amityville“, de 1979, foi um dos primeiros filmes com casas amaldiçoadas, e também foi inspirado em fatos reais. “Poltergeist – O Fenômeno” (1982) e “Invocação do Mal” (2013) são outro ótimos títulos para a maratona.

Leia tudo sobre: halloweenfilmes de terrormaratonas

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas