O fim do mundo em 10 filmes

Assista a cenas de longas que mostram catástrofes no planeta e o que acontece com os poucos humanos sobreviventes

iG São Paulo | - Atualizada às

O mundo vai acabar nesta sexta (21), como dizem  previsões do calendário maia ? Bem, o  iG compilou uma lista com cinco filmes que retratam o fim do planeta e outros cinco que mostram como vivem os sobreviventes pós-apocalipse.

Ouça: O fim do mundo em 10 músicas

Leia: O fim do mundo em 10 livros

Siga o iG Cultura no Twitter

O fim do mundo

"O Dia Depois de Amanhã" (2004): O aquecimento global é o vilão no filme catástrofe de Roland Emmerich. Após receber avisos do climatologista vivido por Dennis Quaid, resta aos governos enfrentar a fúria dos mares, das tempestades de granitos e dos furacões.

"O Exterminador do Futuro 3 - A Revolta das Máquinas" (2003): No terceiro filme da franquia que lançou Arnold Schwarzenegger ao estrelato, o computador Skynet utiliza ogivas nucleares para promover o dia do julgamento final e exterminar a raça humana, dando início à revolta das máquinas.

Divulgação
O ator Nicolas Cage presencia o fim do mundo em "Presságio" (2009)

"Presságio" (2009): No filme, o professor interpretado por Nicolas Cage entra em contato com uma série de números que faz referência aos horários e locais de desastres dos últimos 50 anos, sendo que três deles ainda não ocorreram. Desta vez é o fogo de uma explosão solar que varre cidades do mapa.

"Impacto Profundo" (1998): Na trama, um cometa em rota de colisão com a Terra é descoberto por um astrônomo-mirim (Elijah Wood). Apesar de conseguirem dividi-lo em dois, os governos do planeta precisam lidar com os estragos causados pelo impacto de um deles, que provoca uma onda destruidora gigantesca.

"2012" (2009): O blockbuster mostra o planeta sendo consumido por uma cadeia de desastres naturais, entre eles terremotos e tsunamis. Ao final, apenas parte do continente africano sobrevive às catástrofes.

Leia também: "Procura-se um Amigo para o Fim do Mundo" extrai comédia de catástrofe

Depois do fim do mundo

"Eu Sou a Lenda" (2007): Nesta história pós-apocalíptica, o personagem de Will Smith é o único sobrevivente de um mundo onde a vida humana foi dizimada por um vírus - do qual ele é imune. Acompanhado de seu cachorro, resta ao último homem caçar a própria comida nas ruínas de Nova York e lutar contra pessoas infectadas que se transformaram em criaturas semelhantes a vampiros.

"O Livro de Eli" (2010): Décadas após ser devastada por uma guerra nuclear, a Terra se tornou um mundo sem lei. É nele que Eli, papel de Denzel Washington, vaga protegendo aquela que deve ser a última Bíblia - livro cobiçado por homens que querem utilizá-lo para governar seus semelhantes.

Reprodução
Mel Gibson em cena de "Mad Max 2" (1981)

"Mad Max 2 - A Caçada Continua" (1981): Na série "Mad Max", a luta por combustível é o que move os sobreviventes da guerra travada pelas potências. No segundo filme, o ex-policial Max Rockatansky (Mel Gibson) segue vagando por uma terra árida até encontrar uma gangue de arruaceiros que cobiça a refinaria de petróleo de um grupo de sobreviventes.

"Wall-E" (2008): Não foram as guerras, epidemias, meteoros ou mudanças climáticas que transformaram a Terra num grande lixão sem vida. Na animação da Pixar, os culpados foram os humanos e seu consumismo desenfreado. Com o ar do planeta se tornando cada vez mais tóxico, a população é confinada ao espaço, deixando para trás um exército de robôs compactadores de lixo chamados Wall-E.

"A Estrada" (2009): Baseado no livro de ficção pós-apocalíptica de Cormac McCarthy, o longa mostra a luta de um pai e de seu filho para sobreviver em um mundo sem animais ou natureza. Enquanto o planeta morre aos poucos, a dupla precisa procurar alimento e fugir dos grupos de sobreviventes que aderiram ao canibalismo.

Leia também: Livro ensina como sobreviver ao "fim do mundo"

    Leia tudo sobre: fim do mundocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG