Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

O Enem como certificador do ensino médio

Exame também serve para alunos que não terminaram o colégio conseguirem o diploma. Saiba o que é preciso fazer

07/10/2012 05:30

  • Mudar o tamanho da letra:
  • A+
  • A-
Compartilhar:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem adquirido várias funções nos últimos anos. Entre elas está a possibilidade de pessoas, maiores de 18 anos, que ainda não tenham concluído o ensino médio, conseguirem uma certificação (equivalente a um diploma) do ensino Médio.

Para isso não há a necessidade do aluno frequentar aulas. A lógica da certificação é de que os alunos teriam adquirido durante a vida, em suas experiências pessoais ou estudando, os conteúdos e competências necessárias para receber o diploma.

Leia os artigos já publicados no Guia Enem:
Guia do Enem para professores e alunos
Como é calculada a nota do exame
O que são os eixos cognitivos do exame
Enem, uma prova de resistência
O Sistema de Seleção Unificada e sua vaga em uma universidade
O que é o Prouni e o que é preciso para conquistar uma bolsa

Até 2011, esta certificação era direito de quem tivesse nota mínima de 400 nas quatro provas objetivas do Enem e nota mínima de 500 na redação. A partir de 2012, a nota mínima passa a ser de 450 para cada uma das quatro provas objetivas. A exigência para redação segue sendo de nota mínima de 500.
Como dito em colunas anteriores, a nota do Enem não é uma nota convencional, em escala decimal (10, 100, 1000, etc), como estamos acostumados. Ela é o ‘desvio padrão’ do caminho ( caminho das questões escolhidas como certas ) médio dos alunos concluintes do último ano do ensino médio. Então, ter nota 450 em cada uma das provas do Enem é muito menos do que acertar 45% de cada uma delas. Isso pode ser conferido nas tabelas que indicamos anteriormente. Em geral, quem acerta um terço de cada uma das provas e consegue uma nota igual ou maior que 500 na redação consegue sua certificação do ensino médio.

E você já pode, ao mesmo tempo que consegue sua certificação, concorrer à uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou uma bolsa no Programa Universidade para Todos (Prouni). A mesma nota vale para a certificação e para concorrer nestes dois processos de escolha de alunos para escolas particulares ou para escolas públicas de ensino superior. Mas, se mesmo conseguindo a certificação, o aluno não conseguir vaga no ensino superior, e essa for uma de suas vontades, poderá continuar fazendo o Enem quantas vezes quiser.

Para quem tem como um dos objetivos conseguir a certificação, precisa estar muito atento na hora da inscrição. O Enem não é o responsável por emitir o certificado de ensino médio, mas você terá que indicar, na inscrição, que pretende fazer a prova para com esse objetivo e indicar uma instituição certificadora. Escolha a mais perto de sua casa. Depois, se você conseguir as notas mínimas para conseguir o certificado, vá até a instituição com seus documentos e número de inscrição do Enem para receber o certificado.

Sobre o articulista

Mateus Prado - mateusprado@usp.br - Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

» Mais textos deste articulista

    Notícias Relacionadas



    Previsão do Tempo

    CLIMATEMPO

    Previsão Completa

    • Hoje
    • Amanhã

    Trânsito Agora

    INDICADORES ECONÔMICOS

    Câmbio

    moeda compra venda var. %

    Bolsa de Valores

    indice data ultimo var. %
    • Fonte: Thomson Reuters
    Ver de novo