Mateus Prado

Educador analisa o Enem, os vestibulares e o ensino brasileiro

Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

Enem: como é a prova de Ciências Humanas

Questões são simples e cobram apenas seis competências dos alunos

18/10/2010 18:17 - Atualizada às 15:42

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Uma das duas provas do primeiro dia do ENEM é a de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nela, deverão aparecer alguns dos temas que os alunos têm contato nas aulas de história, geografia, filosofia e sociologia do Ensino Médio. Como em todas as outras provas do ENEM, o que será cobrado é a competência – ou a capacidade – do aluno relacionar situações, analisá-las, identificar soluções éticas para possíveis problemas e indicar argumentos lógicos que respeitem a diversidade e os direitos individuais. De conteúdo, aparecerá pouca coisa. Só mesmo aquele básico, necessário para que o aluno possa aprender outros conteúdos a qualquer momento.

A prova de humanas será a que vai verificar menos competências ou capacidades cognitivas do candidato: apenas seis. E estas competências são bastante leves, avaliando muito mais o comportamento ético e a visão de mundo dos candidatos do que os conteúdos mínimos propostos. Isso faz da prova de Humanas a mais simples, depois da de Linguagens, de ser resolvida.

Veja quais são as competências exigidas:

Identidade e Cultura: aqui o ENEM irá avaliar a capacidade do aluno de compreender a formação cultural e da identidade dos povos e valorizá-las. Documentos históricos, como cartas, leis, produções e manifestações artísticas devem ser apresentados nas questões. O aluno será convidado a analisar e a interpretar esses documentos, associando-os ao tempo e ao espaço, comparando diferentes pontos de vista e identificando a diversidade cultural em diferentes sociedades.

Território: para ir bem nas questões da segunda competência da área de Humanas é fundamental dominar o conteúdo necessário para a leitura de mapas e, vejam só, saber ler gráficos e tabelas e relacioná-los aos mapas. É bom que o aluno revise todos os tipos possíveis de mapas, como o geográfico, o político, o econômico, entre outros. A partir desses conteúdos mínimos (que são a linguagem básica para entender os espaços geográficos), o aluno terá de mostrar que entende como se constituíram as fronteiras, o motivo dos vários conflitos relacionados à terra e às fronteiras e às diferenças econômicas e sociais entre populações de diferentes locais.

O Estado e o Direito: as instituições do país, e do mundo, não foram criadas de uma hora para outra. É importante que o candidato saiba como se deu a formação do Estado, como as várias sociedades contribuíram para isso e como o Direito se desenvolveu no decorrer dos séculos. Você lembra que houve uma época, o feudalismo, em que, praticamente, a igreja católica fazia o papel de Estado e de Justiça? E quais são nossas instituições hoje? Executivo, Legislativo, Judiciário e seus principais braços precisam ser conhecidos. Da mesma forma, instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e seus principais órgãos: Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Mundial do Comércio (OMC) e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O Fundo Monetário Internacional (FMI), a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Mercado Comum Europeu também entram na lista. Devem aparecer questões que relacionem os movimentos sociais a essas instituições.

Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental: quando a tecnologia avança, há mudanças na forma de as pessoas se organizarem. Foi assim quando a agricultura se desenvolveu e o homem se fixou na terra. Ou, então, quando a indústria passou de artesanal para manufatureira e depois maquinofatureira. O que importará na prova é a compreensão do impacto das tecnologias na sociedade, mas alguns conteúdos podem facilitar a resolução das questões, como o surgimento e consolidação da agricultura, a primeira e segunda revolução industrial, a mecanização do campo, a automação industrial e as tecnologias da informação.

Cidadania e Democracia: aqui o aluno deve valorizar a democracia ocidental. A construção dela e a conquista da cidadania serão os temas das questões dessa competência. Direitos não são dados, são conquistados. Nesse sentido, é importante conhecer as lutas sociais que levaram às mudanças nas legislações. Revolução francesa, declaração dos direitos do homem e do cidadão, evolução da liberdade de imprensa, direito ao voto no Brasil, Constituição Brasileira de 1988, Código de Defesa do Consumidor e alguns estatutos, como o da Criança e do Adolescente, o do Idoso e o das Cidades são conteúdos desejáveis. Devem ser valorizadas, na hora de responder a algumas das questões, as estratégias que promovam a inclusão social. É grande a possibilidade de o tema da redação estar relacionado a essa competência.

O que estamos fazendo com a Terra?: na última competência da prova de humanas, o ENEM irá cobrar a compreensão dos processos de ocupação do espaço físico e suas consequências. Como conteúdo, o aluno pode se dedicar ao estudo de mapas de ocupação econômica. Como a disponibilidade de recursos naturais influenciam a ocupação do espaço físico? Qual tem sido a relação entre o homem e o meio? Quais são as experiências de degradação e de preservação da vida no planeta? Nessa competência, encontramos algumas relações entre a prova de Ciências Humanas e a de Ciências da Natureza.

* Atualizada em 21/06/2012

Sobre o articulista

Mateus Prado - mateusprado@usp.br - Mateus Prado cursou Sociologia e Políticas Públicas na USP. É presidente nacional do Instituto Henfil e autor de livros didáticos. Presta assessoria em Enem

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    33 Comentários |

    Comente
    • valquiria | 23/10/2011 10:40

      o distanciamento entre reconhecer e cumprir efetivamente o que e moral constitui uma ambiguidade inerente ao humano, porque as normas morais sao :\ndecorrentes da vontade divina e, por esse motivo, utopicas\nou parametros idealizados, cujo cumprimento e destituido de obrigacao ou\namplas e vao alem da capacidade de o individuo conseguir cumpri-las integralmente ou criadas pelo homem, que concede a si mesmo a lei a qual deve se submeter ou cumpridas por aqueles que se dedicam inteiramente a observar as normas juridicas qual o correto?\n

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    • Daniel Queiroz | 22/10/2011 08:00

      Nossa! nem estudei a prova é hoje! Mas estou tentando me situar, acho que o ENEM avalia o aspecto comportamental e não totalmente teórico das questões. acredito no meu potencial. Valeu pelas dicas.

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    • jeferson | 22/10/2011 00:08

      Muito bom gostei muito do texto acima bastante argumentativo ta de parabens!!!

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    • Crislayne Lima | 21/10/2011 15:32

      Muito bom saber que tem coisas que ajudam agente para a prova do ENEM, adorei esse texto me ajudou muito já li outros e também me ajudou mas o que mais me deixou na dúvida foi ciências da natureza e suas tecnologias que mexeu mas comigo porque é bem mas difícil espero ter uma resposta no meu e-mail.\nAgradeço!

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    • monik | 21/10/2011 15:12

      o enem é um bom caminho para a universidade oportunidas essas que nao devemos desperdiçar e sim acreditar que somos capazes.

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    • mercia | 20/10/2011 20:21

      eu queria saber se eu posso concorrer a vagas pois irei terminar os estudos em 2012?

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    • geane alves | 17/10/2011 23:27

      Esse texto é de grande importancia;eu estava com algumas duvidas e depois que lie o texto clariou muito minha mente. obrigado!

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    • Geraldo Rodrigues da Silva | 17/10/2011 18:27

      Gostei das orientações do professor. Com estes comentários terei firmeza para responder a prova.

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    • Cristiane pereira silva | 16/10/2011 17:33

      Obrigado pela essa ajuda muito importante nao so pra mim mas pra todos q vai fazer o Enem\ngostei agora ficou mas facil!

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    • WALL SANTOS | 14/10/2011 18:59

      valeu mesmo, é a 1º vez que faço, vamos ver o que vai dar. obrigado\n

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