Universo tem reservatórios de gelo

Observatório Herschel descobriu vapor gelado em área próxima de estrela; descoberta pode ajudar a explicar origem da água na Terra

Alessandro Greco, especial para o iG |

Nasa/JPL-Caltech
Ilustração mostra disco de formação de planetas com vapor d'água gelado, circulando a estrela TW Hya
A origem da água do planeta é tema de longo debate entre os cientistas. Atualmente acredita-se que ela chegou a Terra via impacto de cometas e asteroides durante a formação do Sistema Solar .

Uma pesquisa publicada nesta quinta (20) no periódico científico Science verificou que há muita água espalhada fora do sistema solar, ratificando a hipótese de que ela “aterrissou” na Terra graças a estes corpos celestes. “Nossos resultados mostram que há reservatórios substanciais de água congelada em sistemas que formam planetas e consequentemente havia o mesmo tipo de situação durante a formação do Sistema Solar. A descoberta dá suporte à hipótese de que os oceanos da Terra chegaram por impacto de corpos celestes”, explicou ao iG Michiel Hogerheijde da Universidade de Leiden na Holanda, principal autor do estudo. E completou: “É provável que mundos cobertos por oceanos existam em todo o universo”.

Os dados da pesquisa foram obtidos com instrumentos do Observatório espacial europeu Herschel que encontrou vapor gelado na área de formação de planetas da estrela TW Hya na constelação de Hidra, a cerca de 175 anos-luz da Terra. “Imaginávamos há muito tempo que havia grande quantidade de água congelada em discos formadores de planetas como o que está em torno da Hya. Tivemos, porém, de esperar até o Herschel estar pronto para termos o instrumento correto com sensibilidade suficiente para detectar o sinal do vapor d’água gelado que é muito fraco. A presença deste vapor confirma a presença de reservatórios de gelo embaixo dele”, afirmou Hogerheijde.

Com os dado, os pesquisadores também conseguiram estimar que o tamanho do reservatório da água é milhares de vezes maior do que todos os oceanos na Terra.

(Com reportagem de Denise Barros)

    Leia tudo sobre: geloáguauniversoplanetas

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG